quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rita Levi Montalcini recebe prêmio da McGill

Roma - A cientista italiana e Prêmio Nobel da Medicina Rita Levi Montalcini, de 101 anos, recebeu  no dia 22 o prêmio Doutor Honoris Causa da Universidade canadense McGill.

"Estou feliz de receber este reconhecimento ainda em vida, embora já não seja tão jovem. Estou profundamente comovida, é uma grande honra para mim", acrescentou a médica na sede da Universidade romana La Sapienza.

A cientista vestiu o manto vermelho que lhe deu o reitor da McGill, Anthony Masi, que destacou que a atividade de Levi Montalicini não se limitou às ciências.

"Temos três Doutoramentos Honoris Causa, em Ciências, Direito e Literatura, explicou, e Rita Levi Montalcini mereceria os três. O de Literatura pelos seus escritos numerosos, e o de Direito pelos esforços feitos pela democracia, inclusive com as atividades em favor das mulheres africanas".

O elogio à professora foi feito pelo reitor de La Sapienza, Luigi Frati, que recordou as várias etapas da carreira da cientista, definindo-a como "um monumento" da ciência italiana.

Após a cerimônia, que como recordou o reitor canadense foi a segunda realizada fora do ateneu em 190 anos de história, Montalcini quis revelar o segredo de sua longevidade: "Sempre gostei do trabalho, esta é a receita".

A cientista também deu um recado às mulheres e aos jovens: "Façam o que quiserem fazer, mas o façam com empenho".
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: