sábado, 5 de março de 2011

Carnaval 2011

Alguns destaques de hoje do Carnaval 2011.

Galo da Madrugada - Recife


Desfile do Galo da Madrugada lota ruas do Centro do Recife neste sábado (5) (Foto: Claudia Silveira/G1)

Ao completar 34 desfiles, o Galo da Madrugada pretende quebrar o próprio recorde e reunir pelas ruas do Centro do Recife 1,6 milhão de pessoas. O bloco, que já ganhou o título de maior do mundo no Guinnes Book - o Livro dos Recordes -, é uma das principais atrações da semana carnavalesca.

Ao longo da manhã e da tarde deste sábado (5) serão 26 trios elétricos e quatro carros alegóricos, além de bonecos gigantes, orquestras e passistas de frevo, que desfilarão pelo chão, junto com os foliões.

Como já é tradição, o bloco ganhou a rua às 9h, com direito a queima de fogos. Até as 19h, cerca de 600 músicos irão garantir a animação ao longo do percurso, que abrange as ruas dos bairros de São José e Santo Antônio e termina na Avenida Guararapes, em frente ao maior símbolo do carnaval pernambucano: o galo gigante, montado sobre a Ponte Duarte Coelho.

Neste ano, o galo tem 25 metros de altura e consumiu 2,5 toneladas de material, principalmente ferro e fibra de coco. Em sua 34ª edição, o Galo da Madrugada vem com o tema “Voltei, Recife!” em homenagem aos pernambucanos que estão distante da terra-natal. O frevo de Luiz Bandeira é uma das canções mais representativas do repertório do carnaval de Pernambuco.

Olodum - Salvador


Olodum faz apresentação nas ruas do Pelourinho, em Salvador (Foto: Eduardo Freire/G1)

As ruas estreitas do Pelourinho, em Salvador, ficaram repletas de percussionistas e dançarinos do Olodum na noite desta sexta-feira (4). O grupo fez uma apresentação no Centro Histórico para abordar a influência do som dos tambores na história da humanidade. O evento contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, que assistiu a exibição inicial para prestigiar o grupo.

Depois, o Olodum arrastou a multidão até os arredores da praça Castro Alves, onde encontrou os foliões de seu próprio trio elétrico. Unidos, todos seguiram para um desfile pelo bairro Campo Grande, mas não passaram pelo circuito oficial do carnaval.

Cordão da Bola Preta - Rio de Janeiro

Multidão lota a Avenida Rio Branco neste sábado (Foto: Bernardo Tabak/G1)

Começou pouco antes das 10h deste sábado (5) o desfile do tradicional bloco Cordão da Bola Preta. Desde cedo, foliões ocupam a Avenida Rio Branco, uma das principais do Centro da cidade, por onde o bloco passará até chegar à Candelária. Quatro trios elétricos acompanharão os foliões por toda a avenida.Com fantasias de super-heróis, viking e de vários personagens de desenhos animados, os foliões abusam da criatividade para percorrer as ruas do Centro.

Extraído do Globo on line

Nenhum comentário: