quarta-feira, 23 de março de 2011

Chegou a hora de acertar os relógios na Itália

Roma - Faltam poucos dias para o fim do horário de verão. Na madrugada de sábado (26) para domingo (27) o relógio deve ser adiantado em uma hora na Itália, retornando assim para a hora legal. Em troca de uma hora de sono 'roubado', os italianos serão presenteados como uma hora a mais de luz.

NEUROLOGISTA FALA DO RISCO DE INSÔNIA -  Com a troca de horário, semelhante a um pequeno jet-lag, o nosso corpo pode reagir com insônia, cansaço e irritabilidade, advertem os especialistas, mas estes sintomas tendem desaparecer em dois ou três dias.

Como retomar o mais rapidamente possível os padrões de sono? O fato, explica o neurologista e especialista em medicina do sono Gioacchino Mennuni, do Complexo integrado Columbus-Universidade Católica de Roma, é que ''a hora de luz a mais atrasa a fase de adormecimento, ligada à produção de melatonina favorecida justamente pela escuridão'', que justifica o risco de insônia.

Para compensar, o especialista sugere acordar no mesmo horário pela manhã para não interromper a regularidade do ciclo sono-vigília. O que também ajuda muito é não exagerar com a comida e bebidas alcoólicas à noite.

Estes conselhos devem ser seguidos nos primeiros dias após o retorno à hora legal, para facilitar a 'reprogramação' do relógio interno do corpo, afirma Mennuni, acrescentando que em dois ou três dias tudo deve retornar ao normal. "Este é o tempo que o corpo leva para se adaptar à mudança de horário, salvo doenças".

MEDIDA REPRESENTA ECONOMIA DE ENERGIA - Recuperar uma hora de luz durante o dia significa que, em sete meses (quando retornar o novo período do horário de verão), haverá uma forte economia de energia, equivalente a 643 milhões de quilowatts-hora (dados de 2009) e em termos econômicos a € 93 milhões.

São muitos os defensores do horário legal. Mantê-lo, segundo estudo recente publicado no British Medical Journal, beneficiaria o corpo.

Vários estudos comprovam os efeitos positivos de desfrutar de uma hora a mais de claridade diurna: na primavera e no verão a maior disponibilidade de luz está ligada ao bom humor, que diminui no inverno às vezes de forma patológica para quem sofre de transtornos sazonais de humor.

Outra pesquisa indica que a luz reforçaria a inteligência. Ela foi publicada na revista Environmental Health e se baseia em dados de satélite da Nasa sobre a exposição à luz solar e a medição das funções cognitivas de um grupo de voluntários. Diante disso, na Inglaterra se apresentou ao governo um projeto para abolir o horário solar.

COMO SURGIU O HORÁRIO DE VERÃO? - É preciso voltar ao século XVIII para chegar em sua origem. A primeira teorização foi feita por Benjamin Franklin, que identificou na adoção por convenção de um horário distinto que 'persegue' o Sol, e portanto a luz, uma forma de economizar energia.

Em 1916 a Câmara dos Comuns inglesa deu o sinal verde ao British Summer Time, que implicava adiantar em uma hora os ponteiros do relógio no verão.

Na Itália, o horário legal ocorreu pela primeira vez em 1916. A sua adoção definitiva, após algumas interrupções, remonta a 1966, coincidindo com a crise energética.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: