Crédito da imagem: GialloZafferano
“Nepitelle” é um doce tradicional da região da Calábria, da província de Catanzaro e de Crotone. Típico das festas de Páscoa é recheado com nozes, amêndoas, figo, vinho, chocolate amargo e especiarias. O nome origina do termo latino nepitedum que significa a “bainha” e a pálpebra do olho: a forma desse doce, de fato, lembra a pálpebra de um olho fechado.
O Nepitelle no dialeto local é também chamado de nepiteddhi, nepite, nepitejie e é um doce que pode ser conservado por muito tempo. Os Nepitelles são doces de origem árabe e geralmente são produzidos na Páscoa, porém agora também são feitos em diferentes períodos do ano, e não é raro encontrar variantes no recheio. Muitas vezes, ao vinho cozido é acrescentanda compota de cereja preta e figos secos. A bebida mais utilizada é o licor Strega, mas outros também são usados. As cascas cítricas podem ser de tangerina ou limão.
GialloZafferano tem a receita na íntegra em italiano e também imagens explicativas. . A receita pode ser encontrada no seguinte link: Nepitelle
Extraído do http://temperomental.wordpress.com/
Colaboração Marina Bergotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário