quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bottura entre os melhores chefs do mundo

Massimo Bottura, da Osteria Francescana di Modena, está entre os 10 melhores chefs do mundo, de acordo com os juízes do Prêmio San Pellegrino, que listaram os 50 melhores restaurantes do planeta.

O cozinheiro de Modena se classificou em quarto lugar em Londres, no World's 50 Best Restaurants Guide 2011, o anuário dos restaurantes escolhidos pelo guia, com a colaboração de mais de 800 protagonistas internacionais do setor.

Bottura é o primeiro italiano da classificação liderada pelo dinamarquês Noma de Copenhague, que no ano passado já arrebatou o prêmio de melhor restaurante, também conhecido pelos seus pratos à base de algas e pelo aperfeiçoamento de técnicas de defumação nas propostas do chef René Redzepi (33 anos). No segundo e terceiro lugares dois espanhóis: El Celler de Can Roca e Mugaritz.

Entre os italianos na disputa, Davide Scabin do Combal Zero de Rivoli (Piemonte) se posicionou em 28º lugar. No 32º lugar ficou Le Calandre de Sarmeola di Rubano, na província de Pádua, logo à frente do milanês Cracco. Outro restaurante italiano, Dal Pescatore de Canneto sull'Oglio se classificou em 38º, diante de Il Canto di Siena. Bottura venceu por uma posição Heston Blumenthal, chef do Fat Duck em Bray, na Inglaterra, considerado o melhor chef do Reino Unido.

Após o título de "melhor chef do mundo", que recebeu da Academia Internacional de Gastronomia de Paris em fins de janeiro, Bottura, 49 anos, foi um dos mais aclamados no Guildhall, um reconhecimento que cresce em prestígio em se considerando que são chefs os que julgam o trabalho dos colegas. ''Ser considerado tão positivamente por aqueles que partilham esta profissão é extraordinário - disse Bottura - assim e como é extraordinário o que realizam os membros de minha equipe. Os muitos sacrifícios diários passam a valer a pena. O nosso é um esforço e trabalho de equipe''.

A Academia Internacional de Cozinha, nos últimos meses premiou Bottura como "expressão perfeita da síntese de tradição, ciência e arte''. Entre os muitos reconhecimentos já obtidos em 2010, estão as duas estrelas Michelin e o primeiro lugar no ranking do Guia dos restaurantes Espresso 2011.

Recentemente, Bottura também foi premiado com a medalha de ouro da cidade de Modena pelo prefeito Giorgio Pighi como ''intérprete extraordinário do espírito de Modena, pesquisador apaixonado, uma mistura de tradição e inovação, mas principalmente um criador inspirado de novas ideias e emoções''.

Em sua taberna franciscana, a poucos passos da Ghirlandina, que combina tradição e modernidade, Bottura oferece várias especialidades únicas.

Alain Ducasse, que em 1992 o convidou a passar alguns meses em seu "Le Louis XV" em Mônaco, é um dos maiores mestres e referências que inspiraram seu trabalho. Sua paixão e cuidadosa pesquisa o levaram ao topo dos guias gastronômicos.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: