Roma - Novamente, em 2011, o Ministério do Ambiente dedicará o segundo domingo de maio para a bicicleta. Em 8 de maio, em colaboração com a Anci (da sigla italiana de Associação Nacional dos Municípios Italianos ) e a Federação Italiana de Ciclismo, ocorrerá a segunda edição do Dia Nacional da Bike, uma ocasião de festa e participação popular, mas também uma maneira de enfatizar a viabilidade de uma locomoção alternativa e ecológica. A iniciativa está aberta a todos os cidadãos, autarquias, associações e grupos que querem aderir e organizar atividades relacionadas ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo.
O entusiasmo que acompanhou a primeira edição, mostra como a bicicleta, antes de representar um meio de locomoção, é para todos uma expressão de liberdade, de saúde e de contato direto com a natureza, um símbolo de respeito ao ambiente, em oposição ao frenesi da vida urbana.
Quem se desloca de bicicleta não o faz só por esporte e para manter o corpo em forma, mas também e principalmente por um respeito ao ambiente que o rodeia, para ver o mundo com outro olhar, mais atento à natureza, na redescoberta do território e, por que não, de olho no futuro do nosso planeta.
Por isso, o Dia da Bicicleta é uma oportunidade para os cidadãos se reapropriarem de suas cidades, é uma forma de "reconquistar" praças, parques e ruas, cada vez mais tomadas pelo tráfego caótico e a poluição. Em resumo, é uma forma para mudar "o ar de nossas cidades".
Também este ano se realizará o Concurso Bicity, dirigido aos municípios que, por ocasião deste evento, desejam oferecer à população residente um percurso exclusivo mais longo, permitindo que os ciclistas trafeguem em parte do centro histórico ou áreas geralmente destinadas ao tráfego de veículos. Serão também organizadas em todas as cidades italianas que se somarem à manifestação muitos eventos e atividades para todas as famílias.
Para mais informações, acesse o site do Ministério do Meio Ambiente e da Tutela do Território e do Mar. Também é possível se inscrever no grupo do citado Ministério no facebook.it para que, com a ajuda de todos, se espalhe a ideia de que a bike dá mobilidade ao homem.
www.ansa.it/www.italianos.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário