Roma - O ASI, o lendário Automotoclub italiano, vai reeditar a mais antiga corrida italiana de carros, a Turim-Asti-Turim, disputada em 18 de maio de 1895, que é a segunda ao nível da Europa por ordem cronológica, depois da de Paris-Rouen de 22 de julho de 1894 e antes da Paris-Bordeaux-Paris, cuja largada ocorreu um mês mais tarde, em 11 de junho de 1895.
O evento será reservado para carros fabricados a partir de suas origens até 1918, não haverá medição de tempo e serão permitidas 35 equipes.
Para a organização desta reedição, colabora o Registro Ancetres Club Italia, com o patrocínio do Comitê Esperienza Italia 150°, do município e província de Turim, da Região do Piemonte, daprovíncia de Asti e dos municípios de Asti, Santena e Chieri.
O programa começa na sexta-feira de 24 de junho às 14h30 no Castello del Valentino e termina no dia 26 com a premiação. Todas as transferências terão lugar a bordo de ônibus históricos. Desta forma, se pretende evocar a corrida que surgiu por iniciativa de uma comissão de cidadãos liderados pelo engenheiro Sacher, que desejavam realizar - por ocasião da exposição do Ciclo agendado no Valentino em meados de maio, uma 'corrida-piloto para automóveis', uma forma curiosa para definir a disputa.
Na época, o público não era muito numeroso: só alguns apaixonados pelo novo meio de locomoção e os habituais grupos de curiosos e de ciclistas.
Foram cinco os participantes: Simone Federmann, Cleto Brena, Giovanni Battista Ceirano, Sclaverani e Wolfmüller.
A "largada" ocorreu às 7h30 de 18 de maio de 1895 no Corso Moncalieri. Federmann foi o primeiro a largar, seguido com um intervalo de cinco minutos pelos demais concorrentes.
A largada teve a presença, entre outros, de Gottlieb Daimler, que também participou da corrida de Paris-Rouen. Ele estava em Turim para fazer contatos sobre suas patentes e torcia por Federmann, que era o representante na Itália dos carros alemães.
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