Roma - Eles existem desde os tempos dos gregos e dos romanos, revistos, blindados, mas sempre piões, ainda que agora se chamem beyblade e sejam um fenômeno mundial de € 40 milhões a € 50 milhões vendidos somente na Itália. Esta paixão beira a mania e se torna um esporte com vários torneios regionais e um campeonato oficial na Itália. Em toda a península, a febre de Beyblade disparou: de Milão a Palermo, passando por Roma e Catanzaro, os fãs aguardaram o dia 2 p.p. onde nas maiores lojas italianas de brinquedos se realizaram os primeiros torneios de qualificação que darão acesso aos campeonatos regionais. Os vencedores participarão do campeonato nacional, que se realizará no segundo semestre de 2011 e que coroará o campeão italiano.
Quem trouxe de volta a febre dos piões, há anos, foi um mangá japonês, justamente o Beyblade, que se tornou um fenômeno cultural: cinco séries de desenhos animados, 205 episódios, um filme (o segundo está em andamento), tendo como protagonistas quatro jovens: Takao, Kei, Max e Rei que, com a ajuda de Kenny (Professor K) integram a equipe dos Bladebreakers. Na tentativa de ganhar o Campeonato Mundial, os Bladebreakers competirão em vários torneios importantes contra adversários de outros países, como China, Estados Unidos, Europa e Rússia.
Um successo que passa de geração em geração. Para os fãs do velho estilo, os piões de madeira entalhada e muito coloridos, ainda há artesãos que os fabricam manualmente, como o mestre 'trottolaio' (de trottola, pião em italiano) de Bolonha, Mauro Sarti.
Em suas origens históricas, Calímaco e Cato o sugeriam como o passatempo ideal para as crianças, ao contrário dos "prejudiciais" dados. Os antigos romanos os chamavam de "turbo", enquanto as crianças de hoje os conhecem por beyblade, com sites dedicados a eles e dezenas de páginas no Facebook e até na WBO, a World Beyblade Organization (Organização Mundial de Beyblade), um organismo internacional que lida com os torneios, com um site especializado e um canal no YouTube com todos os vídeos das disputas. Neste espaço virtual, todos os bladers (como se chamam os jogadores profissionais) podem descarregar os vídeos dos torneios que começaram no dia 2 de abril, enquanto talvez também comemorem sua qualificação para o campeonato nacional do segundo semestre.
Com informações da www.ansa.it/www.italianos.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário