Paris - A Volta da França de 2014 poderia começar em Florença, depois que a cidade da Toscana apresentou sua candidatura para sediar a largada da Grande Boucle do ciclismo europeu, relembrando assim o centenário do nascimento de Gino Bartali, o grande ciclista italiano que venceu duas vezes o Tour de France: em 1938 e 1948.
Florença, que em 2013 sediará o Mundial de Ciclismo em estrada, seria a primeira cidade italiana a organizar a partida da corrida de ciclismo transalpina, no caso de sua postulação ser bem-sucedida.
"De um ponto de vista geográfico e histórico, é quase uma incoerência que a Volta nunca tenha começado na Itália", disse o diretor do Tour, Christian Prudhomme para a imprensa francesa. A prova de ciclismo já começou no passado em outros países fronteiriços com a França, mas também da Holanda e da Irlanda.
A última vez que a Volta teve etapa na Itália foi em Cuneo, em 2008. Na época, recorda Prudhomme, "tivemos uma hospitalidade memorável, todos vestidos de amarelo, a cor da Volta. Tenho certeza que seremos recebidos da mesma forma em Pinerolo, em julho próximo".
A Volta de 2011 passará dois dias pela Itália, em 20 e 21 de julho, primeiro com a chegada da etapa Gap-Pinerolo e depois com a partida para Galibier.
Prudhomme também enfatizou as "relações excelentes" com o diretor da Volta da Itália (Giro d'Italia), Angelo Zomegnan. "O ciclismo - defende ele - só pode se beneficiar quando ultrapassa as fronteiras".
Além de Itália, também se candidataram para sediar o Tour de France a Espanha (Barcelona), Reino Unido (Edimburgo e Yorkshire), Holanda (Limburg e Utrecht), Alemanha (Mannheim), Áustria (Tirol, Salzburgo) e Catar.
A Volta começará em julho na cidade francesa de Vendée e na província de Liège (Bélgica) em 2012.
www.ansa.it/www.italianos.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário