segunda-feira, 25 de julho de 2011

A nova radografia da família italiana

Roma -  Uma família italiana em cinco tem dificuldade em chegar até o fim do mês com seu salário e gasta mais do que ganha. No entanto, não são despesas que poderiam se enquadrar nas categorias de "extra" ou "adicional", como viagens ou roupas, mas sim de consumos "fixos" ou obrigatórios, como combustível e serviços sociais.

Este é o mapa familiar desenhado pelo Censis (Centro de Estudos de Investimentos Sociais) com a Confcommercio (Confederação geral italiana de empresas) para o primeiro semestre de 2011.

O novo raio X da família italiana, com base em uma amostra de 1.300 pessoas que responderam à pesquisa, revelou que 28,2% conseguem poupar alguma coisa do seu salário, 53% chegam apertadas até o fim do mês e 18,8% gastam mais do que ganham com o seu trabalho.

Além disso, para atender às despesas mensais, 65% recorrem à poupança ou acabam fazendo empréstimos para cobrir obrigações fixas.

Esta situação dramática envolve principalmente as famílias jovens, que têm entre 18 e 34 anos, e nas quais a pessoa responsável pela sua manutenção perdeu o emprego.

Nenhum comentário: