quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Banho no Mar Morto pode ajudar diabéticos, diz estudo

Da France Presse - Cirurgia bariátrica é alternativa para tratar diabetes tipo 2, dizem médicosBoiar no Mar Morto por apenas 20 minutos pode ajudar os diabéticos a reduzir suas taxas de açúcar no sangue (glicemia), segundo um estudo realizado por cientistas israelenses e publicado na edição desta terça-feira (30) do jornal Haaretz.
A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade Ben Gurion e do Centro Médico Soroka, em Beersheva, ambos no deserto de Negev, em Israel, noticiou o jornal.
No experimento, 14 pessoas com diabetes tipo 2, com idades entre 18 e 65 anos, apresentaram uma redução significativa nos níveis de glicemia depois de permanecer 20 minutos em uma piscina nas águas do Mar Morto.
Segundo o artigo, os níveis de glicose caíram, em média, de 163 para 151 miligramas por decilitro (mg/dl) - 13,5% - imediatamente após o banho.
Os níveis de açúcar no sangue caíram mais ainda, para 141,3 mg/dl, depois de um mergulho de uma hora.
A experiência não pareceu ter quaisquer efeitos negativos em outros níveis sanguíneos, tais como insulina, hormônios de cortisona ou peptídeo c, afirmaram os cientistas.
Um grupo de controle de seis indivíduos saudáveis não apresentou mudanças nos níveis de açúcar no sangue.
O professor Shaul Sukenik, que conduziu a pesquisa na Universidade Ben Gurion, descreveu os resultados como "promissores".
"Caso as descobertas sejam confirmadas em estudos futuros, uma queda nos níveis de açúcar no sangue permitirá aos diabéticos se banharem no Mar Morto e utilizarem menos medicação", declarou ao periódico.
"Não podemos afirmar isto com base neste estudo, mas as descobertas o sugerem", afirmou.
A equipe de cientistas agora tenta angariar fundos para ampliar a pesquisa e examinar os efeitos de um banho diário no Mar Morto durante o período de três semanas, acrescentou o jornal.
As descobertas serão publicadas na edição deste mês do jornal HaRefua, da Associação Médica Israelense.

Nenhum comentário: