sábado, 6 de agosto de 2011

Museu vai homenagear Frattini

Bertinoro - O chanceler da Itália, Franco Frattini, recebeu a 1ª edição do Prêmio Leonardo Melandri do Museu Interreligioso de Bertinoro, dedicado a personalidades que ajudaram na promoção do diálogo entre religiões monoteístas.

     Em nota, a direção do museu explicou que o prêmio é uma forma de recordar a figura de Melandri, fundador do museu, o único dedicado ao diálogo entre o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.

     A cerimônia de premiação ocorrerá em 26 de agosto na cidade de Bertinoro, na província de Cesena, norte da Itália.

     Segundo a organização do museu, a homenagem ao líder da diplomacia italiana se deve à "competência de sua atividade institucional".

     "O ministro Frattini soube reunir na União Europeia e na Organização das Nações Unidas (ONU) pessoas de várias proveniências e formações culturais em torno de valores da liberdade religiosa a favor das minorias perseguidas no Iraque e no Paquistão", continuou a nota.

     A organização acrescentou que ele identificou "na defesa do direito à expressão religiosa um elemento imprescindível para a construção do diálogo interreligioso no contexto mais amplo da sociedade civil".

     Para o museu italiano, enquanto a comunidade científica está dividida sobre a importância da religião dentro dos direitos civis e sobre a presença da religião em um contexto social democrático, "a ação diplomática do ministro Frattini foi colocada a serviço do reconhecimento da religião como elemento de fundamental importância para a estabilização e perpetuação dos valores dentro de toda sociedade".

Durante seu mandato como ministro das Relações Exteriores da Itália, Frattini defendeu a manutenção de crucifixos nas salas de aula das escolas do país e apoiou a proibição do uso de burcas por mulheres muçulmanas nas ruas.         Nesta semana, uma comissão da Câmara de Deputados deu o primeiro passo para aprovar o projeto de lei que estabelece essa proibição.

www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: