segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Veneza:'cadeados do amor' foram retirados de Rialto

Veneza - "Ajude-nos a salvar Veneza, não a destruí-la, porque a cidade é patrimônio de todos. Inicialmente, vamos livrar suas pontes dos cadeados, que são símbolos de constrição e não promessas de fidelidade, porque o amor é um hino à liberdade e não às restrições". Este foi o apelo da assessora do Departamento de Qualidade Urbana de Veneza, Carla Rey, que, na ponte de Rialto, fez questão de assistir no dia 26, ao lado do comissário de Polícia municipal Luciano Basana, à retirada de numerosos "lucchetti dell'amore" (cadeados do amor) enferrujados na ponte mais famosa da cidade.

     Essa espécie de YouTube dedicado ao amor foi criado há alguns anos por jovens universitários romanos, que lançaram o portal dos apaixonados.

     "Já é difícil manter o extraordinário patrimônio artístico de Veneza, motivo pelo qual toda e qualquer falta de respeito só agrava a situação. 'Lucchettare' (algo como trancar com cadeado) os monumentos não é certamente uma mensagem positiva", disse Rey. Um gesto de atenção em relação à cidade - sugere a assessora às jovens vítimas do Cupido - "é aquele expressado por alguns empresários que adotaram um monumento, patrocinando as obras de restauração de importantes obras de arte".

     "Convido os jovens a fazer o mesmo - destaca ela - selando o próprio amor sem desrespeitar a cidade. Acredito que todos tenham o direito de compartilhar o patrimônio cultural e arquitetônico e, ao mesmo tempo, preservá-lo é uma obrigação de todos nós. Não podemos aceitar que os monumentos de uma cidade frágil e delicada como Veneza sejam corroídos pela ferrugem deixada pelos cadeados do amor no mármore".

www.ansa.it/www.italianos.it

Um comentário:

Milena F. disse...

Adorei a iniciativa! Quanta gente por falta de informação mesmo acaba "enfeiando" a cidade, em nome do amor?