sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vaticano abre seus jardins ao público

Cidade do Vaticano - Os Jardins Vaticanos abrem pela primeira vez ao público. Graças a uma iniciativa da ORP (Opera Romana Pellegrinaggi), em colaboração com o governo da Cidade do Vaticano, um miniônibus aberto e movido a gás metano, de baixo impacto ambiental, levará os visitantes para um passeio guiado inédito no Estado vaticano, entre santuários, grutas, fontes, torres, muralhas antigas, estátuas e achados arqueológicos.

     Os jardins do Papa são ''um lugar de arte, de história e de natureza'', explicou o governador do Estado vaticano, cardeal Giovanni Lajolo, mas, acrescentou, ''são acima de tudo um lugar espiritual''.
Ao longo dos mesmos caminhos percorridos a partir de hoje pelo micro-ônibus da ORP, à tarde, o próprio papa Bento XVI passeia recitando o rosário. E uma parada nesse trajeto é possível justamente diante da reprodução da gruta de Lourdes, onde o Pontífice aprecia muitas vezes ficar em oração.

As visitas guiadas, ao custo de € 12, saem diariamente das 8h às 13h (no horário italiano), exceto às quartas-feiras, domingos e feriados, enquanto o moderno sistema de áudio-guia está disponível em cinco idiomas: italiano, inglês, francês, espanhol e alemão.

Nenhum comentário: