Roma - O "Arkimedeion", um novo museu aberto em Siracusa, na ilha italiana da Sicilia, propõe uma viagem entre a história e a lenda para redescobrir as lendas que tornaram famoso o matemático Arquimedes.
O museu apresenta a vida e as ideias extraordinárias - da hidrostática à mecânica e à geografia - do grande matemático e físico que viveu em Siracusa entre 287 e 212 a.C. Graças às exposições interativas concebidas pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNR, da sigla em italiano), os visitantes podem experimentar os fenômenos previstos pelos princípios de Arquimedes, aprendendo, a partir da observação e interação direta, que leis físicas os determinam.
A mostra também permite redescobrir a imensidão das áreas de estudo do gênio de Siracusa, "certamente uma figura histórica, mas cujos detalhes se perdem na lenda", disse uma nota conjunta do "Arkimedeion" e o CNR.
Os vários temas científicos abordados por Arquimedes e as invenções atribuídas a ele a partir das lendas que giraram em torno de sua imagem nos séculos seguintes - como os famosos espelhos que incendiaram os navios romanos durante o cerco a Siracusa - são ilustrados mediante 24 instalações interativas.
Cada instalação é acompanhada por suportes multimídia que permitem ao visitante uma compreensão dos grandes achados matemáticos (medidas de área e volume, a quadratura do círculo, o cálculo do baricentro do corpo) e físicos (princípio da alavanca, flutuação dos corpos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário