Que a Itália dos nossos avós imigrantes era um país devastado por guerras sucessivas. Um país muito pobre, com um alto nível de mortalidade por desnutrição e falta de serviços sociais básicos, mesmo no século 20
Na reestruturação econômica do país, havia um fator importante desempenhado um papel predominante. Era conhecido como o fator R , e isso ajudou para a reconstrução nacional. Este fator R (R = rimesse, Risparmio = poupança) era, essencialmente, o dinheiro economizado enviadas pelos imigrantes para suas famílias a partir dos países onde eles estavam trabalhando.
A transferência de dinheiro dos imigrantes a partir de países estrangeiros para a Itália, às suas famílias, era uma prática comum.
Em 1901 o Banco de Nápoles, obteve do governo a exclusividade na recolha de poupanças dos emigrantes e começou a abrir filiais em todos os países beneficiários. (...)
O Arquivo Histórico do Banco de Napoli colocou online a lista de pessoas que usavam seus serviços para enviar dinheiro para a Itália. Esta lista pode ser consultada aqui:
Aqui você vai encontrar uma lista de agências em cidades diferentes:
[Boston] - [Brooklyn] - [Buenos Aires] - [Caracas] - [Chicago] - [Cinncinnati e Cleveland] - [Denver] - [Detroit] - [Fairmont]-
[Hochelaga] - [Montevideo] - [Montreal] - [Newark] - [New Jersey] - [New Orleans] - [Paterson e Philadelphia] -
[Pittsburgh] - [Providence] - [Rio deJaneiro] - [Rochester] - [Scranton] - [S.Francisco] - [S.Paulo]- [Stato di New York] -
[Uruguay] - [Utica] - [Youngstown] - [Valparaiso] - [Altre città]
Você pode clicar em qualquer cidade para ver a lista de pessoas.
Se alguma referência interessante é encontrado lá, você pode endereçar uma carta ou um e-mail para o Banco pedindo mais informações.
Archivio Storico del Banco di Napoli
Via dei Tribunali, 213
Palazzo Ricca
80138 Napoli
tel. 081446685
Orario: lun-ven 9.30-13.30/15-16
Via dei Tribunali, 213
Palazzo Ricca
80138 Napoli
tel. 081446685
Orario: lun-ven 9.30-13.30/15-16
Colaboração Shirley Folchi Ferreira - SP
Gruppo Ale'Italia de Genealogia Ítalo-Brasileira
Nenhum comentário:
Postar um comentário