domingo, 22 de janeiro de 2012

Arquivo Histórico on line do Banco de Nápoles (Banco di Napoli)

 

 Os imigrantes italianos que enviaram dinheiro para a Itália, através do Banco de Nápoles

 


Que a Itália dos nossos avós imigrantes era um país devastado por guerras sucessivas. Um país muito pobre, com um alto nível de mortalidade por desnutrição e falta de serviços sociais básicos, mesmo no século 20

Na reestruturação econômica do país, havia um fator importante desempenhado um papel predominante. Era conhecido como o fator R , e isso ajudou para a reconstrução nacional. Este fator R (R = rimesse, Risparmio = poupança) era, essencialmente, o dinheiro economizado enviadas pelos imigrantes para suas famílias a partir dos países onde eles estavam trabalhando. 

A transferência de dinheiro dos imigrantes a partir de países estrangeiros para a Itália, às suas famílias, era uma prática comum.




Em 1901 o Banco de Nápoles, obteve do governo a exclusividade na recolha de poupanças dos emigrantes e começou a abrir filiais em todos os países beneficiários. (...)

O Arquivo Histórico do Banco de Napoli colocou online a lista de pessoas que usavam seus serviços para enviar dinheiro para a Itália. Esta lista pode ser consultada aqui:


Aqui você vai encontrar uma lista de agências em cidades diferentes:




Você pode clicar em qualquer cidade para ver a lista de pessoas.

Se alguma referência interessante é encontrado lá, você pode endereçar uma carta ou um e-mail para o Banco pedindo mais informações.

Archivio Storico del Banco di Napoli
Via dei Tribunali, 213
Palazzo Ricca
80138 Napoli
tel. 081446685
Orario: lun-ven 9.30-13.30/15-16




Colaboração Shirley Folchi Ferreira - SP
Gruppo Ale'Italia de Genealogia Ítalo-Brasileira

Nenhum comentário: