terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Égua ancestral dos cavalos atuais viveu há 140 mil anos, diz estudo

Do G1 em SP -Segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (30) pela revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)”, todos os cavalos do mundo são descendentes de uma égua que viveu há 140 mil anos.

A análise genética foi feita em cima do DNA mitocondrial, que traz a herança apenas da mãe e facilita a montagem de uma árvore genealógica.



Pintura rupestre de cavalos 
(Foto: Courtesy de HTO, via Wikimedia Commons)
 
O estudo foi feito com animais domesticados que vivem na Ásia, na Europa e nas Américas. Os equinos foram classificados em 18 haplogrupos – diferentes grupos de indivíduos que reúnem certas características genéticas.

Segundo a equipe liderada por Antonio Torroni, da Universidade de Pavia, na Itália, essa variedade genética é grande, se comparada à de bois e ovelhas, também domesticados. Isso significa que, ao contrário do animais usados na pecuária, que foram domesticados a partir de pontos isolados, os cavalos foram incorporados pelos homens em vários locais diferentes na Europa e na Ásia.

Os autores acreditam ainda que a definição dos grupos genéticos dos cavalos ajude na classificação de fósseis equinos e na avaliação genética desses animais, incluindo cavalos puro-sangue e de corrida.

O artigo foi editado pelo pesquisador brasileiro Francisco Salzano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Nenhum comentário: