sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tédio prejudica saúde e produtividade

Roma - Os entediados no trabalho, que são cerca de um em cada quatro empregados, dão vazão ao próprio incômodo dirigindo-se com mais frequência às máquinas automáticas do escritório para tomar café, mais chocolate ou aqueles lanchinhos abomináveis, lanches que fazem mal à saúde (os conhecidos junk food, ou comida-lixo),revela pesquisa apresentada por psicólogos britânicos.       Os especialistas entrevistaram 102 funcionários por meio de questionários ad hoc e verificaram que um em cada quatro sofre de tédio crônico no escritório, tédio que é descontado em lanches rápidos e cafezinhos nos intervalos, e no fim do dia consumindo mais bebidas alcoólicas.         O tédio é prejudicial para os trabalhadores, mas também para a empresa. De fato, quase 80% dos entediados crônicos no trabalho perdem a concentração e para mais de 50% o tédio também se torna cúmplice de falhas nas tarefas que desempenham.

     A conclusão é quanto mais entediados, mais ficamos distraímos e mais erros cometemos. Quase a metade dos entrevistados também declarou que o tédio no trabalho poderia induzi-los a sair do emprego.

     ''A minha análise desses resultados, diz o autor do estudo, Sandi Mann, sugere que o motivo mais significativo do tédio é que a carga de trabalho não é suficientemente desafiadora", e portanto pouco estimulante e motivadora.

     Se as tarefas atribuídas fossem mais atraentes e gratificantes, as pessoas se aborreceriam menos, comeriam menos alimentos-lixo, manteriam alta a concentração e cometeriam menos erros, opina o especialista.

www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: