quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Itália para todos os gostos e viajantes

Milão - Há quem encheu sacolas com catálogos de lugares interessantes de países e regiões italianas, e os que já começaram a planejar suas próximas férias. Fui um público de viajantes que lotou a 32ª BIT (Bolsa Internacional do Turismo) em seu encerramento na Feira de Milão, após quatro dias de evento.

      Ainda é cedo para os dados de afluência, mas o saldo foi positivo, a julgar pela satisfação dos operadores do salão com a evolução dos negócios, que tiveram a participação de compradores de cerca 50 países e operadores da indústria do turismo italiano.

     O fim de semana foi dedicado principalmente ao público em geral, com famílias, grupos de crianças e jovens, casais, que foram verificar o evento, que teve Milão como o centro do mundo. Exposições fotográficas, encontros culturais, musicais e gastronômicos, animaram o centro da capital lombarda com uma programação dedicada à descoberta das culturas do mundo durante os dias da BIT de 2012.

UMA ITÁLIA SOB MEDIDA PARA O GOSTO ESTRANGEIRO -
     Os russos se concentram nas compras no quadrilátero da moda de Milão ou no mar da riviera romagnola, os sul-americanos no turismo religioso, os espanhóis nas férias para esquiar nas montanhas, os ingleses descobrem a Sardenha e os alemães confirmam sua paixão pelas regiões dos lagos, principalmente do Garda.
     Durante a BIT, a oferta turística da Itália pareceu ter algo para todos os gostos e os operadores turísticos estrangeiros, que trabalharam nestes dias de evento, se esmeraram para montar pacotes e viagens sob medida para seus mercados-alvo.

CRESCE O INTERESSE PELO TURISMO SUSTENTÁVEL -
     Das trilhas na Puglia aos cenários de montanha para explorar de bicicleta, às excursões em microônibus elétricos no parque do Delta do Po, aos hotéis que se renovam apostando nas energias renováveis: nesta 32ª edição da BIT, o turismo verde ganhou cada vez mais adeptos entre os viajantes, a julgar pela oferta.

     De uma pesquisa da Fundação UniVerde, surge por exemplo que 70% dos italianos, considerando também os custos, preferem hotéis construídos com critérios ecológicos ou que prestam serviços amigos do meio ambiente. Já 55% estão dispostos a pagar mais caro pelas férias, em troca de qualquer garantia em defesa do meio ambiente. 

     "Tais dados - disse o ex-ministro do Meio Ambiente, Alfonso Pecoraro Scanio, presidente da citada fundação - confirmam que o futuro para a Itália é o turismo cada vez mais verde". 

     Entre os pavilhões da Feira de Milão, só havia a dificuldade da escolha entre as propostas dos cerca de 2 mil expositores, que, ano após ano, se torna cada vez mais eco-friendly.

www.italianos.it

Nenhum comentário: