terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Religiosidade italiana na região colonial de Pelotas é tema de exposição


O Museu Etnográfico da Colônia Maciel, na região colonial de Pelotas (RS), realizou a exposição de  fotografias e objetos relativos à presença da religiosidade na vida cotidiana dos descendentes de imigrantes italianos da Colônia Maciel, em diferentes fases de sua história.

A abertura da exposição ocorreu na manhã do domingo (12) e se estendeu pela tarde, durante a festa da comunidade da Paróquia Sant’Anna.

A exposição teve curadoria de Cristiano Gehrke e Fábio Vergara Cerqueira, com apoio de Fabiano Pretto Neiss, Jorge de OliveiraViana, Luciana Peixoto e Pedro Jordão.

Patrocínio: Studio Digital Foto Arte e Instituto de Memória e Patrimônio (IMP)
Apoio: Paróquia Sant’Anna, Laboratório de Antropologia e Arqueologia (Lepaarq/UFPel) e Prefeitura Municipal de Pelotas.Museu Etnográfico da Colônia Maciel

O Museu Etnográfico da Colônia Maciel é um espaço dedicado à memória da etnia italiana em Pelotas. Inaugurado em 04 de junho de 2006, localiza-se na Vila Maciel, ao 8° distrito do município gaúcho de Pelotas. Sua criação resulta do projeto “Recuperação e Preservação da Memória Histórica da Comunidade Italiana Pelotense”, desenvolvida pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em parceria com a comunidade italiana pelotense.

O museu está instalado num prédio construído em 1929 para abrigar a Escola Garibaldi, antiga escola da comunidade, possui um vasto acervo, constituído de aproximadamente 300 objetos, 3000 fotografias e um banco de história oral onde estão armazenados os relatos de descendentes de imigrantes.

Sua exposição, de caráter permanente, é dividida em temáticas variadas, que tem por objetivo promover o resgate do cotidiano da vida dos imigrantes e seus descendentes, preservando assim a memória da comunidade além de proporcionar subsídios para pesquisadores poderem realizar estudos referentes a imigração italiana e seus costumes.

Horário de funcionamento: 
Sáb. e Dom 12:30 às 17:00 (durante a semana apenas por agendamento) 
Contatos: e-mail: leeparq@gmail.com  
telefone: (53) 81175029 - Endereço: Colônia Maciel, 8° distrito de Pelotas/RS (acesso pela BR392, em direção ao município de Canguçu)

Nenhum comentário: