terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Caso Eternit-Itália: acusados foram condenados

Turim - Um tribunal de Turim, no norte da Itália, condenou o bilionário suíço Stephan Schmidheiny e o barão belga Louis de Cartier a 16 anos de prisão cada um. Eles são acusados de desastre fraudulento e omissão em medidas de segurança nas fábricas italianas da multinacional Eternit, onde se trabalhava com amianto sem proteção para os trabalhadores.

     Ambos foram acusados pela morte de 2.100 pessoas e pelas doenças que afetaram outras 800 nas fábricas da Eternit em várias localidades do norte, centro e sul da Itália. 

     A Promotoria pedira 20 anos de prisão para ambos.

     Nos estabelecimentos da multinacional suíça na Itália se fabricam produtos com amianto, uma substância comprovadamente cancerígena, sem tomar as devidas precauções para os trabalhadores.

     Schmidheiny, 64 anos, era um dos principais acionistas da Eternit Itália entre 1976 e 1986, enquanto Cartier, 90, foi acionista e gerente da empresa em princípios dos anos 70.

     "O que terminou ontem (13) é um julgamento histórico, o maior do mundo na história da segurança no trabalho", disse o procurador Raffaele Guariniello.

     As vítimas do amianto em outros países europeus e no mundo esperam que o julgamento italiano também abra um precedente em seus casos. 

www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: