quinta-feira, 8 de março de 2012

Praças e pontes da Itália: a elegância do 'Bel Paese'

Ponte della Maddalena, Borgo a Mozzano, em Lucca, foto de Naldina Fornasari

Praças e pontes da Itália, maravilhas romanas, medievais ou renascentistas, são as protagonistas da terceira edição do concurso fotográfico do portal Municípios-Italianos. Poucas semanas antes do seu início, o número das imagens enviadas por fotógrafos amadores já é imenso. As fotos são votadas online por qualquer pessoa que deseje fazê-lo (no site www.comuni italiani.it).

     Entre as mais votadas estão o espaço delimitado por edifícios renascentistas e mansões nobres da praça Grande em Montepulciano; a Ponte della Maddalena em Borgo a Mozzano, que no rio desenha um círculo imaginário; o tabuleiro elegante que ilumina a noite da praça IX Aprile, em Taormina; uma jóia entre o antigo e o moderno, como a Ponte de Monet em Dolceacqua (Imperia).

     A poucas semanas do início, já são mais de 13 mil as fotos concorrentes, que comprovam mais uma vez a riqueza do patrimônio artístico italiano. 

     Por enquanto, são mais de 2.400 (30%) os municípios mostrados por meio de suas pontes e praças, os dois elementos-símbolo da arquitetura italiana e tema da edição 2012 do concurso.

     A competição é chamada ''Web 2.0'' porque prevê uma interação estreita com os leitores internautas, que devem votar nas imagens que consideram mais bonitas. O concurso é gratuito e aberto a todos.

     "O caráter interativo, associado à rapidez do aplicativo e à transparência do sistema de votação, são o traço distintivo do concurso. A isso se soma o aspecto da competição de equipes", explica Massimo Di Bello, chefe de Municípios-Italianos.it.

     O concurso recebe o patrocínio de instituições importantes, como as regiões de Emilia-Romagna, Úmbria e Ligúria, juntamente com várias províncias. Além disso, também tem o apoio de órgãos oficiais para a proteção e promoção do patrimônio histórico e natural do Bel Paese, como o FAI (Fundo do Meio Ambiente da Itália), o Touring Club Italiano, a Associação dos Bens Italianos Patrimônio da Unesco, a  ANPCI (Associação Nacional dos Pequenos Municípios Italianos) e as associações Città dell'Olio (Cidade do Azeite) e Città del Vino (Cidade do Vinho).

     Os prêmios da edição 2012 supera os € 5 mil. Quem elegerá as 24 fotos vencedoras, pré-selecionadas pelos internautas através da votação online, será em última análise um júri composto por Stefano Fabbri (editor de fotos do jornal "La Repubblica"), Susanna Scafuri (editora de foto da revista "Bell'Italia"), um responsável de Fotografia Reflex e Vincenzo Constantino (Fotógrafo de Comuni-Italiani.it).

     Os leitores podem postar as fotos em formato digital e em cores no site http://rete.comuni-italiani.it/foto/ até 24 de outubro de 2012.

www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: