segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cinque Terre renascem da lama em todo o seu esplendor



Monterosso, Vernazza, Cornigli, Manarola, Riomaggiore. Os povoados da riviera lígure de Levante entre Punta Mesco e Punta di Montenero, conhecidas como as Cinque Terre (Cinco Terras), recuperaram todo o seu esplendor da primavera, após serem dolorosamente atingidas pela enchente de 25 de outubro do ano passado.

     O árduo trabalho dos habitantes da província de La Spezia permitiu o renascimento do trecho da costa apenas alguns meses após a calamidade. As vistas panorâmicas deslumbrantes, os cheiros e sabores característicos não pararam de conferir charme a esta maravilhosa região da Itália, que em 1997 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

     Vernazza e Monterosso - No porto e na praça de Vernazza, o povoado mais atingido pela enchente junto com Monterosso, as atividades comerciais e turísticas estão prontas para receber os visitantes e em breve também estarão abertas lojas e hotéis ao longo da rua principal. 

     Quem abriu esta nova temporada turística foi o presidente italiano Giorgio Napolitano que, em 21 de março, visitou a pé todo o borgo

     As obras em Monterosso também estão quase concluídas e há uma semana praticamente todas as atividades recomeçaram. 

     Hoje, essas terras guardam a memória da tragédia que as atingiu mas, graças ao amor de seu povo, se mostram em toda a beleza que sempre as distinguiu, atraindo milhares de turistas.

     "Ainda há muito trabalho pela frente, mas as Cinque Terre e toda a região atingida pela inundação está totalmente acessível, garantiu Angelo Berlangieri, assessor de Turismo da Região da Liguria. Devo dizer que os meus concidadãos demonstraram tamanha força e amor pela sua terra que permitiu sanar uma situação que parecia irrecuperável".

     Trilhas e caminhadas - As obras de recuperação prosseguem também na rede de caminhos e trilhas. A Trilha Azul, a mais atingida pela enchente, está quase totalmente restaurada. A famosa Rua do Amor está aberta, em 6 de abril foi reaberto o trecho Vernazza-Monterosso, e, para compensar aqueles ainda interditados, há rotas alternativas que oferecem vistas cênicas. 

     "Recentemente disponibilizamos - como Região e também como fundo da Defesa Civil para enchentes, € 800 mil para as cidades do parque Cinque Terre destinados aos percursos de trilhas", informou Berlangieri.

     O Parque Nacional das Cinque Terre sugere três itinerários para amantes do trekking: o primeiro, o anel de Monterosso que cruza Colla Bagari, Colla di Gritta, Soviore e Portovenere, chega até o Santuário de Soviore. O segundo, faz um percurso Monterosso-Vernazza, enquanto o terceiro cobre Manarola-Corniglia.

     Memória e valorização - Algumas iniciativas foram promovidas para trazer de volta o esplendor das Cinque Terre.

     Concluiu-se no último dia 17 um concurso organizado por Agriturismo.it, que convidou seus usuários a enviar uma foto representativa de sua melhor lembrança das Cinque Terre. E não há melhor prêmio do que uma estadia local.

     O público também poderá visitar até 4 de maio no Arquivo Histórico do Município de Genova, no Palácio Ducal, a exposição "A memória na lama. Inundação na Liguria e arquivos", com curadoria da Superintendência de Arquivo lígure. Trata-se de uma galeria de imagens recuperadas do desastre da inundação, que testemunha a história local na vida artística e social de seus habitantes.

     Sempre em Genova, no Galata Museo do Mar, até 13 de maio, estão expostas obras de Antonio Barrani, um pintor de Vernazza, na mostra "As Cinco Terras reencontradas". 

www.ansa.it/www.italianos.it
 

Nenhum comentário: