quarta-feira, 25 de julho de 2012

200 partituras em concurso de Perugia

Perugia - Mais de 200 partituras de outros tantos compositores de 24 países e cinco continentes foram enviadas para o concurso em homenagem a Francesco Siciliani, organizado pela Fundação Perugia de Música Clássica e o Conselho Pontifício da Cultura. 


      O concerto dos três finalistas se realizará em Perugia em 14 de setembro como parte da Sagra Musicale Umbra.

      "Não estou surpreso e esperava por isso: percebi há muitos anos que o diálogo entre arte e fé está no centro dos interesses de todos os artistas e a música, justamente, é uma linguagem privilegiada da expressão espiritual", observou o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício.

       As obras para a competição vieram de Israel, Austrália, Guatemala, Canadá, Estados Unidos, Líbano, e praticamente de todos os países europeus.

      O diretor artístico da Sagra, Alberto Batisti, e o secretário artístico do concurso, Marcello Filotei, examinaram as partituras, rigorosamente anônimas, para submeter ao júri internacional presidido pelo compositor georgiano Giya Kancheli aquelas que atendem aos requisitos do edital. Estão previstas composições para coro com ou sem órgão, sobre texto vinculado, ou seja, o Símbolo apostólico, escolhido pelo cardeal Ravasi justamente para o Ano da Fé proclamado pelo papa Bento XVI.

      No concerto em que serão executadas as obras finalistas, o St. Jacob's Chamber Choir de Estocolmo, dirigido por Gary Graden, será responsável pelo canto.

      Além do prêmio oficial, também será conferido a da crítica e do público, que poderá votar em tempo real graças ao uso de tablets especialmente preparados para isso.

      O concerto, com seus músicos, será repetido em 15 de setembro na Catedral de Florença, no festival de música sacra O flos colende, promovido pela Ópera do Duomo. 


www.italianos.it
imagem meramente ilustrativa arquivo virtual Google
 

Nenhum comentário: