segunda-feira, 23 de julho de 2012

A terapia do sorvete: para cada humor um sabor

Roma - Contra a melancolia e o stress, nada melhor do que seguir a terapia do sorvete. De acordo com 73% dos 100 psicólogos, nutricionistas e especialistas no bem-estar psicofísico entrevistados em um estudo patrocinado pela Antica Gelateria del Corso, o sorvete é benéfico principalmente para problemas psicológicos: saborear um bom sorvete transmite prazer psicofísico (31%), faz retornar à infância (27%), emociona (24%). Já na escolha dos sabores, é preciso considerar que chocolate e beijos podem ajudar a levantar a moral; os coloridos - cereja, pistache e gostos exóticos parecem ideais para o relaxamento; sorvete de café ou tiramisù para quem quer se recarregar, e creme para desfrutar de um efeito calmante após um dia particularmente agitado.

      Outros estudos internacionais já demonstraram os benefícios terapêuticos do sorvete. Os neurocientistas do Instituto de Psiquiatria de Londres provaram que comer sorvete dá ao cérebro o mesmo prazer que ouvir a música favorita. 

      De acordo com os especialistas, o sorvete é particularmente recomendado às pessoas com mais de 40 anos (39%) que nele encontram uma recompensa deliciosa às lutas do dia a dia, mas também aos adolescentes (27%) que encontram no sorvete um doce 'afago' em momentos de crise sentimental.

      É justamente o componente emocional que leva os especialistas a recomendar esta guloseima também para os adultos que sentem saudades dos tempos despreocupados e de liberdade de suas infâncias (30%). O sorvete, diz Francesca Saccà, psicóloga e psicoterapeuta, ''permite a uma faixa etária média de voltar à infância".

      A escolha do formato também é influenciada pelo humor. 

      Segundo os especialistas, escolher a taça de sorvete representa o desejo de ter um momento de relaxamento para si (41%) e portanto se permitir um pouco de descanso do estresse diário. Já o cone é escolhido por aqueles que buscam compartilhar (36%), evasão (32%) e confirmação no outro (25%). Finalmente, o picolé é uma opção para aqueles acostumados a viver fortes emoções (45%) e não têm tempo a perder (38%), preferindo um prazer para ser apreciado rapidamente. 

www.italianos.it

Nenhum comentário: