terça-feira, 10 de julho de 2012

Site sobre integração www.integrazionemigranti.gov.it já está online

Dá acesso direto a cerca de oito mil serviços dirigidos aos imigrantes e reúne normativas, estudos e guias. Criado pelo Ministério do Trabalho, em parceira com as administrações locais e associações, é um instrumento útil para os cidadãos estrangeiros, empresas e famílias.

Orientar os imigrantes, mas também as empresas, as famílias e funcionários, sobre os cerca de oito mil serviços voltados à integração na Itália, com um mapa estudado, constantemente atualizado e acessível a todos.Este é o objetivo de www.integrazionemigranti.gov.it, o portal realizado pelo Ministério do Trabalho e das Políticas Sociais, em colaboração com os Ministérios do Interior, da Instrução e da Cooperação e Integração e com o apoio de “Italia Lavoro”. Um banco de dados criado com a ajuda das Regiões e administrações locais, levando em consideração as iniciativas realizadas pelo setor terciário, a começar pelas cerca de 600 entidades inscritas no Registro Nacional de Associações e instituições que atuam em favor dos imigrantes.

Os serviços são dividios conforme os principais temas do Plano Nacional para a Integração, ou seja, aprendizagem da língua italiana, trabalho, moradia, serviços essenciais, menores de idade e imigrantes de segunda geração. Há também uma sessão dedicada à mediação intercultural, que interessa, de modo transversal, a todos estes setores.

A navegação é estruturada de acordo com o perfil do usuário. De fato, existem percursos diferenciados para cidadãos estrangeiros e para empregadores, divididos inclusive conforme o território, a fim de oferecer ajuda imediata a quem procura um serviço específico na Província onde mora.

Portanto, é possível descobrir, por exemplo, quais os cursos de italiano são realizados em Roma ou a quais guichês dirigir-se para receber ajuda para a criação de uma empresa em Milão, tudo com os relativos contatos e mapas detalhados.

O site www.integrazionemigranti.gov.it tem ainda uma sessão dedicada à atualidade, com atualizações diárias, e uma outra onde são apresentadas as normativas nacionais, regionais e comunitárias em matéria de integração. O portal reúne ainda guias sobre diversos assuntos, inclusive traduzidos em diferentes idiomas, como o “Manual de Uso para a Integração”, do Ministério do Trabalho, o “Guia para a Segurança no Trabalho”, do INAIL, ou os folhetos “Informa Saúde”, sobre o acesso dos cidadãos estrangeiros ao Sistema Nacional de Saúde.

Para quem não está muito acostumado a usar internet, há um serviço de atendimento telefônico gratuito, administrado pela Formez. Os operadores da “Linha Amiga Imigração” respondem aos usuários em italiano, inglês, francês e espanhol (o número é 803001, opção 3, para chamadas de telefone fixo, e 828881, para chamadas de celular), ajudando-os a navegar e a encontrar as informações no site. O atendimento telefônico também recebe sugestões para a melhoria dos serviços.

PDF: www.integrazionemigranti.gov.it

www.agoranoticias.net 

Nenhum comentário: