quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Pesticida pode provocar doença em jogadores

Turin - Pesticidas utilizados em campos de futebol para ajudar no crescimento da grama pode estar provocando o mal de Lou Gehrig, que já levou dezenas de jogadores italianos à morte.
  
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, das células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.
  
A hipótese tem se consolidado no Tribunal de Turim, no qual o procurador Raffaele Guariniello vem se ocupando há vários anos de 43 mortes provocadas pela doença, que ainda permanece sem explicação científica.
  
A Procuradoria está em alerta desde que foram divulgados dados que apontam que 123 agricultores da região de Piemonte contraíram a doença depois de utilizar pesticidas idênticos aos que se usam nos campos de futebol.
  
Esta eventual relação está agora sob investigação, que deve determinar se existe uma correlação entre o caso identificado nos agricultores e nos jogadores de futebol.
  
Os casos de maior repercussão, entre os 43 jogadores italianos que morreram em decorrência da doença, foram Gianluca Signorini, (ex-Gênova, que morreu aos 42 anos), Adrian Lombardi, (ex-capitão de Avellino, que durante 15 anos sofreu com a doença) e Fulvio Bernardini (ex-jogador e técnico da seleção italiana). 

www.ansalatina.com.br

Nenhum comentário: