quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A violência muda a cara de Milão

Milão - Dois tiroteios em 24 horas que acabaram com dois mortos, incluindo uma mulher dominicana, disparou o alarme em Milão, antigo reduto de Silvio Berlusconi sitiada pela violência, com uma reivindicação da oposição por uma "militarização" para acabar com o "faroeste". 

      O primeiro desses episódios ocorreu na noite passada na rua Muratori, em uma zona semicentral da cidade, rodeada por lojas e restaurantes. De acordo com testemunhas, houve ao menos 10 tiros. Os autores do ataque, que ao que tudo indica estavam encapuzados, foram duas pessoas a bordo de uma lambreta que executaram as vítimas em plena rua.

      No episódio, morreram Massimiliano Spelta, baleado na cabeça, e sua jovem companheira oriunda de Santo Domingo, Carolina Ortiz Payano. A menina que ela carregava nos braços caiu no chão e teve ferimentos leves.

      A mulher dominicana foi levada ao hospital gravemente ferida mas morrem logo depois. As testemunhas disseram tratar-se de uma "execução". Spelta recebeu três tiros na cabeça, de acordo com boletim policial.

      Ontem (11) também houve outro tiroteio na rua Giacosa, em plena luz do dia e em uma área repleta de pedestres. Só por um milagre ninguém ficou ferido, disseram fontes policiais.

      De acordo com alguns testemunhos recolhidos pela polícia, entre duas e quatro pessoas (sul-americanos, segundo o relato) desceram de um Audi A2 cinza às 15h locais e começaram a atirar contra o motorista de um Ford Focus azul. A vítima do ataque saiu ilesa e fugiu do local. Um dos tiros atingiu um carro estacionado e quebrou o para-brisa.

      A polícia disse que os disparos foram feitos com duas armas diferentes.

      Os dois episódios acenderam a polêmica sobre a questão da segurança em Milão, com uma enxurrada de acusações contra as autoridades.

      "Que os militares voltem às ruas. Não é uma panaceia, mas, sem dúvida, é uma ferramenta valiosa", opinou o conselheiro da Liga Norte Alessandro Morelli, ao fustigar o prefeito de esquerda Giuliano Pisapia (PD, Partido Democrata). 


www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: