quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Astronauta italiano pronto para 'volare'

Roma - "Volare" (Voar) é a missão que em 29 de maio de 2013 levará até a Estação Espacial Internacional o astronauta italiano Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia (ESA) e major da Força Aérea.

      O nome e o logotipo da missão, selecionados no concurso ''Disegna e designa'' (Desenhe e designe) foram apresentados em Roma pelo presidente da Agência Espacial Italiana (ASI), Enrico Saggese, e o chefe do Centro de treinamento dos astronautas da ESA, Frank De Winne

      O logotipo representa a Terra sob um fundo azul escuro, envolta pela órbita estilizada da Estação Espacial Internacional e com as cores da bandeira italiana. O desenho é da estudante Ilaria Sardella, 28, de San Giorgio Ionico (Taranto).

      O nome da missão é inspirado na canção ''Nel blu dipinto di blu'' de Domenico Modugno, famosa em todo o mundo, e sugere o desejo de descobrir novas fronteiras. Foi elaborado por Norberto Cioffi, 32, engenheiro de Pantigliate (Milão).

       O prêmio para ambos será visitar a Cidade das Estrelas, o centro de treinamento dos astronautas às portas de Moscou, e acompanhar a preparação de Luca Parmitano.

      Para Saggese a missão de Parmitano "é mais um reconhecimento dos esforços e investimentos da ASI no projeto da Estação Espacial". O objetivo é "explorar ao máximo o potencial da estação espacial como um grande laboratório, que permite realizar pesquisas importantes com grandes implicações na vida de todos os dias''.

      Já para De Winne, o melhor conselho para o primeiro dos jovens astronautas europeus que se prepara para voar é "aprender que o treinamento não termina no lançamento, porque o aprendizado prossegue no decorrer da missão''. ''Outra coisa importante é manter um bom relacionamento com a tripulação e com o pessoal do centro de controle da Terra", acrescentou, elogiando Luca neste seu período de treinamento. 


www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: