quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Imigração: o papel da mídia na formação da opinião pública


Archivio Antico de Palazzo del Bo
 
Pádua - A mídia usa uma linguagem que fomenta o medo da imigração? De acordo com um estudo da Universidade de Pádua, se o agressor é um imigrante a imprensa marrom utiliza em 65% dos casos uma linguagem ligada à 'animalidade', qualificando-o como "selvagem" ou "monstro", mas se é um italiano em  66,7% das vezes as metáforas se referem a ações explosivas, como "a briga estourou" ou "explodiu".

      O tema será tratado na próxima sexta-feira (14) no Archivio Antico de Palazzo del Bo, durante a conferência "Imigração, medo do crime e os meios de comunicação: funções e responsabilidades''.

      O estudo, financiado pela Fundação Cariparo e conduzido por Jeroen Vaes do Departamento de Desenvolvimento da Socialização, pesquisou de que maneira a mídia forma a percepção das pessoas sobre os imigrantes e a segurança das cidades em que vivem.

      A partir dos estudos realizados, surge, por exemplo, como uma ampla faixa da opinião pública italiana superestima (até 20%) a presença de estrangeiros no território, e automaticamente associa a esta presença uma ameaça para a segurança pública devido a atividades criminosas e terroristas por parte de imigrantes.

       Segundo os pesquisadores, este alarme é injustificado de um ponto de vista dos fatos, e está relacionado com a forma pela qual a imprensa italiana "fala" da imigração. A linguagem utilizada nas notícias de jornais e televisão é caracterizada por errros sistemáticos e representações equivocadas, que criam preconceitos e estereótipos em relação àqueles que chegam ao país, explicam os pesquisadores.

       Estudiosos da Universidade IUAV (de Istituto Universitario di Architettura di Venezia) e da Universidade dos Estudos de Trieste. 


www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual Google
 

Nenhum comentário: