sábado, 1 de setembro de 2012

Caravaggio e seus seguidores no MASP

São Paulo - Último grande evento do Momento Itália-Brasil 2011-2012, a exposição que começou em 1º de agosto e termina em 30 de setembro de 2012, apresenta obras de fases distintas da vida do gênio Michelangelo Merisi, dito Caravaggio (1571-1610), provenientes dos mais prestigiados museus italianos e coleções particulares.

      A exposição pode ser dividida em três grandes blocos: trabalhos consagrados e conhecidos; novas descobertas; e obras 'problema', que ainda são objeto de estudo.

      Caravaggio usava sua técnica para impressionar o espectador: temática do cotidiano italiano de sua época; formato "ao natural" das figuras, à semelhança do espectador; a cena toda retratada em primeiro plano, para envolver emocionalmente quem a olha; fundo neutro ou escuro, destacando o tema representado, contrastando com o forte feixe de luz que iluminava o objeto principal da obra, evidenciando sua técnica do claro-escuro, que tornava tudo mais "real", mais vivo.

      Também podem ser vistos 14 artistas que foram influenciados por Caravaggio: conhecidos como caravaggescos, cada um deles utilizava o chiaroscuro de uma maneira particular, de acordo com sua própria cultura.

      É a maior exposição de Caravaggio já realizada na América do Sul, agora no MASP, em São Paulo.

      Mais informações no próprio site do Museu de Arte de São Paulo.

      Horários: De 3ª a domingo das 11h às 18h; às 5ª das 11h às 20h.
      Local: Masp, Av. Paulista, 1578 - São Paulo.

      Organizado por: Casa Fiat de Cultura, Masp; em colaboração com Bradesco, Momento Itália-Brasil, Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. 


www.italianos.it

Nenhum comentário: