quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Itália confirma pena para agentes da CIA por sequestro de imã

AFP -A Corte de Cassação italiana confirmou nesta quarta-feira as penas de prisão às quais foram condenados 23 agentes da CIA pelo sequestro de um imã egípcio em Milão, em 2003.

Em dezembro de 2010, os agentes da CIA haviam sido condenados à revelia a penas de 7 e 9 anos de prisão. A maior pena foi infligida ao ex-chefe da CIA em Milão, Bob Seldon Lady.

Os Estados Unidos se negaram a extraditar os agentes, que se encontram em liberdade, mas que correm o risco de ser presos se viajarem para a Europa.

Osama Mustafa Hassan, um islamita radical conhecido como Abu Omar, foi sequestrado numa rua de Milão em 2003, em uma operação coordenada pela CIA e pelos serviços de inteligência italianos, o SISMI.

Abu Omar, que então gozava de asilo político na Itália, foi levado supostamente para a base aérea americana de Aviano (nordeste), depois para outra base na Alemanha e de lá para o Cairo, onde afirma ter sido torturado.

A operação ocorreu durante o governo de George W. Bush, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, dentro de um programa de interrogatório de islamitas radicais.

Nenhum comentário: