Por Robert Evans
GENEBRA, (Reuters) -
Uma fundação artística da Suíça apresentou ao mundo na quinta-feira o
que diz ser a versão original da "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci.
Amparando-se em pareceres de um físico dos EUA, de um perito em
imagens e de um especialista italiano na obra de Da Vinci, membros do
grupo disseram, numa concorrida entrevista coletiva em Genebra, que o
retrato de uma mulher que parece ser dez anos mais jovem que a Mona Lisa
exposta no Louvre, em Paris, só pode ser obra do gênio renascentista.
"Os fatos são esmagadores, e claramente provam a autenticidade da
obra-prima", disse o advogado suíço Markus Frey, presidente da Fundação
Mona Lisa, entidade privada que garante não ter interesse financeiro na
obra.
Stanley Feldman, historiador da arte e membro do grupo, disse que
os críticos que rejeitaram a ideia de que essa "Mona Lisa jovem" possa
ser de Da Vinci nunca a viram. "Convidamo-los a Genebra para estudá-la
por si mesmos", acrescentou.
"Está absolutamente claro que nem esta nem a do Louvre são
cópias", disse ele, numa clara resposta ao estudioso britânico Martin
Kemp, especialista em Da Vinci, que disse na semana passada a um jornal
londrino que "muita coisa está errada" com a pintura da fundação,
inclusive o fato de ela ser pintada sobre tela, e não sobre madeira,
suporte favorito do artista.
Numa luxuosa publicação dedicada a 30 anos de pesquisa sobre a
obra, conhecida durante muito tempo como "Mona Lisa de Isleworth", a
fundação argumenta que ela foi pintada entre 1503 e 1505 em Florença, e
que nunca foi concluída.
Alessandro Vezzosi, diretor do Museu Leonardo, na cidade italiana
de Vinci, terra natal do artista, disse que há muito tempo acreditava
na existência de duas Monas Lisas.
A versão da fundação - pertencente desde 2008 a um consórcio
privado - provavelmente é a que foi registrada num recém-descoberto
documento de 1503, segundo Vezzosi.
Ligeiramente maior que o retrato exposto em Paris, amplamente
apontado como a pintura mais famosa do mundo, a obra em Genebra mostra
uma mulher numa pose idêntica, com o mesmo sorriso enigmático, e as
mesmas proporções geométricas.
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