quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Oito dias de tango em Roma

Roma - Roma dançará o tango durante oito dias em sua praça mais bonita e desfrutará de recitais, salões de dança e cursos de formação e aperfeiçoamento no mais concorrido espaço musical da capital italiana.

      Esta é a quarta edição do Buenos Aires Tango Festival, que começou hoje (12) e seguirá até 20 de setembro.

      Haverá milonga à sombra da igreja de Sant'Agnese e da Fonte dos Quatro Rios no mágico espaço de Piazza Navona, onde estava o circo de Domiciano, e no período barroco se travavam as batalhas navais.

      Em paralelo, no Auditório Parco della Musica se sucederão recitais e se dançará na Cavea, uma espécie de cenário ao ar livre com arquibancada para os espectadores.

      Este Festival, que se repete a cada dois anos em Roma, contará com os artistas mais destacados da música portenha, como o Cuarteto La Bordona e o de Esteban Morgado; os cantores María Graña e Juan Villarreal.

      A estes se somarão seis duplas de dançarinos os irmãos Macana, Milena Plebs com David Alejandro Palo, Magdalena Gutiérrez e Horacio Godoy, Julieta Biscione e Roberto Castillo, Melody Celatti e Gonzalo Cuello, além de Lida Mantovani e Alejandro Andrián.

      Além disso, em 18 de setembro o festival homenageará Astor Piazzolla, 20 anos depois de sua morte, com a participação do neto Daniel "Pipi" Piazzolla e o Sexteto Escalandrum.

      Haverá também um campeonato romano de tango de salão, com um júri presidido pela coreógrafa Silvana Grill, que premiará o casal vitorioso.

      Roma se consagra como a capital italiana do tango, com 3 mil inscritos nos vários cursos ministrados por uma centena de professores, entre argentinos e italianos, e que frequentam as numerosas milongas espalhadas pela cidade. O número de adeptos praticamente dobra a cada quatro anos.

      Como escreveu a médica italiana Veronica Marsiglia em seu livro Psicotangoterapia, o "o tango contribui para o bem-estar geral porque faz com que as pessoas amem o seu corpo e prestem atenção aos demais, ao mesmo tempo em que aprendem a lidar consigo mesmas". 


www.italianos.it 
imagem arqujivo virtual Google

Nenhum comentário: