quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A Itália dos territórios e a Itália do futuro

São Paulo - A abertura da 4ª Settimana Giovane d'Arte e Cultura Italiana a San Paolo - L'Italia dei Territori e L'Italia del Futuro,  ocorreu em paralelo à inauguração oficial da 12ª Settimana della Lingua Italiana nel Mondo e da 1ª Settimana della Gastronomia Italiana no último dia 9 no Circolo Italiano de São Paulo, evidenciando mais uma vez o empenho e comprometimento da Commissione Giovani do Comites de São Paulo.

      Cinema, teatro, literatura, intercâmbio universitário, fotografia, música, contação de histórias infantis são as atividades organizadas pela Commissione Giovani do Comites para a 4ª Semana que, por causa dos muitos eventos organizados também por outras entidades envolvidas, se prorrogará até 27 de outubro.

      Os eventos foram organizados com o objetivo de atrair especialmente os apaixonados pela cultura italiana, oferecendo mais oportunidades de aproximação.

      Com um público que superou as expectativas, o evento de inauguração contou com convidados ilustres, como o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili; o diretor do Instituto Italiano de Cultura Attilio De Gasperis, o cônsul-geral da Suíça Hans Hauser, bem como outros representantes de associações locais e entidades envolvidas no programa da Settimana.

      Em seu discurso, o cônsul-geral Mauro Marsili disse que o evento deve ser considerado mais uma confirmação do que a cultura italiana é capaz de fazer, representando uma ferramenta que abre portas em qualquer lugar do mundo. Ele também destacou a qualidade cultural e o caráter profissional dos eventos propostos, além do importantíssimo envolvimento dos jovens.

      Um dos destaques da noite foi a abertura da exposição fotográfica "L'Italia dei Territori", organizada pela Commissione Giovane do Comites de SP, o evento precursor da 4ª Settimana

      Na ocasião foram premiados os três primeiros colocados: Rodrigo Averna, com um bilhete de ida e volta para a Itália oferecido pela agência de viagens Augustus Turismo; Vagner Santos, com um ano de curso de língua italiana oferecido pelas Associazioni Cristiane Lavoratori Italiani - Acli; e Marina Sparvoli, com um catálogo das 30 fotos finalistas e outras que participaram do concurso oferecido pelo Comites de São Paulo.

      O coquetel de encerramento foi oferecido por "Alma Edizioni", o Instituto Italiano de Cultura, o By Abruzzo e o Circolo Italiano de São Paulo. 

      Para mais informações sobre as atividades que se realizarão até o próximo dia 27, acesse http://www.comites.org.br/jovens e www.iicsanpaolo.esteri.it. (Fonte Comites SP) 


www.italianos.it

Nenhum comentário: