segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Arborea celebra um prato de reis


Antigamente ela era "mole" porque feita com trigo-vermelho, trigo mourisco, painço ou sorgo. Foi só com a descoberta das Américas e daquele grão "roubado ao Sol e dado à terra" (como os astecas definiam o milho), que a polenta se torna o prato saboroso assim como o conhecemos hoje. Neste domingo (21), a polenta foi a grande estrela da mesa de Arborea, durante o festival dedicado a ela.


      Entre as cidades mais jovens da Itália, Arborea nasceu em 1928, quando os cidadãos do Veneto, Friuli, Emilia Romagna e Sardenha, ocuparam as terras recuperadas. 



      Passeando em seu centro histórico, mas também na área rural, não é de estranhar que se fala o dialeto do norte do país. Em Arborea, na região da Sardenha (província de Oristano), existe uma fusão e integração perfeitas de culturas distintas. É por isso que se celebra a polenta, prato típico de países frios. Mas aqui em Arborea, não importa se no final de outubro você ainda pode desfrutar do sol em Is Arutas, "a praia dos grãos de arroz", ou se você ainda pode nmergulhar nas águas de San Giovanni di Sinis.


      Em Arborea, faça sol ou neve, a polenta é sempre um prato típico local. Feita com o "tocio" ou guisado, assado com a "luganega", típica linguiça veneta grelhada, ou melhor ainda se temperada com "soppressa" (espécie de salame) ou toucinho de Colonnata. Impossível ser melhor do que isso, degustada com "radiccio" de Treviso e bacon salteado à Villorbese. Será uma profusão de sabores.


      O festival da polenta, que começou discretamente em 1982, hoje atrai para Arborea mais de 10 mil visitantes. Centenas são os voluntários que ajudaram a organizar a grande festa, preparando 2 mil quilos de farinha de milho e todos os temperos que a enobrecem. De prato dos pobres de uns tempos, a polenta se torna a rainha da festa todo dia 21 de outubro.


      Música e folclore acompanharam os turistas em uma viagem enogastronômica que vai do Veneto à Sardenha, preservando as nuances de culturas seculares, mas, ao mesmo tempo permitindo a integração total. 


      Na região, imperdíveis são Stagni di S'Ena Arrubia e de Corru S'Ittiri, ambos declarados Sítios de Importância Comunitária (SIC) incluídos em Rete Natura 2000 como lugares do BioItaly, além de oásis de preservação da fauna protegidos pela Convenção de Ramsar em 1977, onde a caça é proibida desde 1978.


      Estas belezas naturais são emolduradas pela floresta local de pinheiros. A praia de areia de Arborea também é ideal para quem sofre de problemas respiratórios devido ao ar rico em iodo. Também não se deve deixar de visitar as pradarias de Posidonia oceanica (espécie de grama marinha, endêmica do Mar Mediterrâneo) que se depositam no litoral arenoso depois de uma tempestade.


      O Festival da Polenta é um evento único para a promoção, valorização e difusão do conhecimento de qualidade da tradição e da cultura dos produtos locais e, ao mesmo tempo, abre uma importante vitrine para essa pequena cidade e sua realidade produtiva. 


www.italianos.it
 

Nenhum comentário: