quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Fermo: 34 pessoas são suspeitas de fornecer nacionalidades italianas falsas a jogadores brasileiros e argentinos

alt

O esquema criminoso está sendo investigado desde 2011. De acordo com as investigações, muitos dos jogadores que obtiveram a nacionalidade italiana atuam em clubes da série A

Novo escândalo abala o futebol italiano. Agora o caso envolve um esquema criminoso que teria permitido centenas de pessoas, entre os quais jogadores sul-americanos, obterem a nacionalidade italiana. Segundo informações divulgadas ontem (9) pelos “Carabinieri” da Companhia de Fermo, 34 pessoas estão sendo investigadas pelos crimes de supressão e destruição de atos, produção de atos falsos, abuso dos órgãos públicos, falsidade ideológica, associação para delinqüência e favorecimento da imigração clandestina. Os suspeitos são administradores locais, dirigentes municipais, procuradores de jogadores, quase todos residentes entre Fermo e Porto San Giorgio.

Determinada pelo Tribunal de Fermo (Região de Marche), a investigação vem sendo conduzida pelo capitão Pasquale Zacheo desde 2011, quando a Polícia Municipal local constatou, durante um controle de rotina, uma irregularidade em um documento emitido pelo Cartório da Prefeitura Municipal de Fermo. Por meio de informações reveladas por um funcionário do “anagrafe”, os investigadores descobriram que a concessão da cidadania italiana por “iure sanguinis” (por direito de sangue) era concedida mediante apresentação de uma documentação não regular. Em depoimento à Polícia Militar, um dos dirigentes do cartório de Fermo contou que alguns procuradores esportivos, antes de encaminharem o pedido da nacionalidade italiana para os atletas, impunham aos jogadores de atuarem por um certo tempo em times locais, para depois cedê-los a clubes de séries superiores.

Até o momento, as autoridades policiais italianas descobriram 45 identidades falsas, que já foram suspensas. Os “carabinieri” dizem suspeitar que, nos últimos sete anos, centenas de estrangeiros, quase todos brasileiros e argentinos, entre os quais vários jogadores da série A e da série de menores, conseguiram a cidadania italiana por meio do esquema criminoso. O Tribunal de Fermo está examinando as posições de alguns jogadores da série A.  Vinte deles são  “residentes” em apartamentos de propriedade de procuradores esportivos, embora vivam em outras cidades. Um funcionário do cartório da Prefeitura de Fermo, que recebeu subornos e a promessa de uma promoção, já foi removido do cargo.

www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: