terça-feira, 16 de outubro de 2012

Fim da “sanatoria”: a partir de hoje entram em vigor penas mais severas para empregadores de ilegais

altAlém de uma multa de € 5 mil e prisão de até seis meses, previstas pelo Texto Único da Imigração, também incidem sobre os empregadores de imigrantes irregulares outras penas mais severas previstas pelo decreto legislativo 109/2012 

Apesar dos repetidos apelos para uma prorrogação, lançados ao governo pelas associações e sindicatos, a regularização chega ao fim. Segundo último relatório do ministério do Interior, até às 18h00 de ontem (15) foram apresentados 129.814 pedidos, somente 17.560 por parte das empresas e todos os outros para emersão das relações de trabalho doméstico.

Com o encerramento da “sanatoria”, entra em vigor a partir de hoje o decreto legislativo 109/2012 que introduz, entre outros, uma multa equivalente ao custo médio do repatriamento do trabalhador e o pagamento de três meses, pelo menos, de taxas, contribuições e salários atrasados. Para os casos de particular exploração incidem também os agravantes.

Além disso, vale lembrar que o empregadores que dão trabalho a um imigrante sem “permesso di soggiorno” também estão sujeitos às normas já previstas pelo Texto Único da Imigração que estabelecem multa de € 5 mil euros e prisão de até seis meses.


www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: