terça-feira, 16 de outubro de 2012

Convivência entre culturas: Prêmio “Melograno 2012” será concedido a duas mulheres na sexta-feira


alt

A primeira edição do Prêmio “Melograno” homenagerá duas mulheres, uma italiana e uma estrangeira, que tenham contribuído para os processos de convivência e integração na Itália 

A entrega do Prêmio “Melograno 2012”, promovido pela Fundação Nilde Iotti em parceria com a Prefeitura Municipal de Veneza, será realizada na sexta-feira (19) na sede da Bienal de Veneza. O evento, que inclui uma série de encontros, trata-se do primeiro reconhecimento na Itália ao papel das mulheres para a promoção da convivência entre culturas. O prêmio será concedido a duas mulheres, uma italiana e uma imigrante, que tenham distinguido neste campo.

“O nosso objetivo é valorizar as ótimas experiências de diálogo e convivência entre mulheres italianas e imigrantes na Itália. Os processos de convivência e integração conduzidos pelas mulheres podem oferecer idéias decisivas para construir a Itália de amanhã”, declara Lívia Turco, presidente da Fundação Nilde Iotti.

O tema central da primeira edição do Prêmio “Melograno” será a “Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e as suas palavras chaves: dignidade, liberdade, igualdade, solidariedade, cidadania e justiça”. O evento de premiação contará com a participação do Presidente da República e de dezenas de mulheres italianas e imigrantes de toda Itália, protagonistas no país da convivência no campo do associativismo, do empreendorismo e da cultura e arte.

“A cidade de Veneza é local ideal para acolher uma premiação dedicada à convivência. Conseguimos conduzir esta ideia original desde o inicio porque ela está em sintonia com a história da nossa cidade e é um sinal importante para construir a sociedade do futuro, todos juntos a partir das mulheres”, assinala Sandro Simionato, vice-prefeito de Veneza.

Na sessão da tarde, expoentes de numerosas associações femininas de mulheres italianas e imigrantes, de Rosarno a Trieste, discutirão o lançamento da “Carta de Veneza por uma Rede das Mulheres do Mundo”.
O evento, que conta com o apoio de divulgação de Stranieriinitalia, tem o patrocínio do Ministério do Trabalho e das Políticas Sociais e do Ministério para a Cooperação Internacional e a Integração, da Cidade de Padova e da Fundação Pellicani. A empresa Seguso de Murano doará o prémio “Il Melograno” (A Romã), que será entregue durante o evento.

Confira o programa do Prêmio “Melograno 2012” no site www.fondazionenildeiotti.it. Informações também podem ser obtidas por e-mail info@fondazionenildeiotti.it ou pelo celular 366 6462043 (Khalid Chaouki)


www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: