quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Itália demite governo da cidade de Reggio Calabria por elo com máfia

Da Reuters

O governo da Itália demitiu nesta terça-feira (9) todo o governo local da cidade de Reggio Calabria, no sul da Itália, para evitar que ficasse sob o controle direto da máfia local.

O prefeito Demetrio Arena e todos os 30 vereadores foram demitidos sob provisão anunciada em Roma pela ministra do Interior, Anna Maria Cancellieri.

Foi a primeira vez que o governo de uma capital provincial foi demitido em massa por causa de supostas ligações com o crime organizado. Cidade menores, a maioria no sul, tiveram o mesmo destino no passado.
A ação foi tomada depois que inspetores de Roma determinaram que um número de vereadores da cidade, que tem 180 mil habitantes, tinha ligações com a 'Ndrangheta, a versão local da máfia siciliana.

A 'Ndrangheta ultrapassou a siciliana Cosa Nostra como a quadrilha de crime organizado mais temida da Itália. O grupo arrecada a maioria de seu dinheiro com o tráfico de drogas.

A decisão, esperada há meses, significa que a cidade será administrada por um comissário nomeado pelo governo por 18 meses até que novas eleições sejam feitas.

Nenhum comentário: