Roma - Trinta
e cinco por cento dos ciclistas italianos usam a bicicleta
principalmente para ir às compras, na esteira de uma tendência já
documentada pelos paparazzi que imortalizaram VIPs e celebridades do
país fazendo compras com a magrela.
Quem fotografa os hábitos dos ciclistas é um estudo realizado entre mil compatriotas, que mostra que fazer compras de bicicleta é um hábito mais popular entre os jovens da região central da Itália, sem diferença entre homens e mulheres.
Aqueles que respeitam o meio ambiente e optam por ir às compras de bike em vez de usar um veículo motorizado são principalmente os italianos dos 25 aos 35 anos (42%), seguidos pela faixa etária dos 56-65 (40%) e dos abaixo dos 25 (37%).
Em termos geográficos, de acordo com o estudo patrocinado pela Beltè, a incidência é maior no centro da Itália (37%), que antecede o sul (36%), noroeste (35%) e nordeste (34%).
Considerando as profissões, o "bike-shopping" é mais frequente entre gestores, professores, profissionais liberais (38%), seguidos por estudantes, donas de casa e aposentados (37%), artesãos, comerciantes e autônomos (34%).
Para fazer compras em duas rodas 70% dos italianos chegam a percorre até 5km, uma porcentagem que sobe para 75% entre formados e profissionais liberais. Dezenove por cento dos ciclistas entrevistados percorrem de 5 a 10 km, enquanto 7% fazem em média entre 10 e 15 km.
As maiores motivações para escolher a bicicleta para se locomover são principalmente a vontade de manter a forma (60%), mas também o respeito ao meio ambiente (40%) e o desejo de ter um contato maior com a natureza (37%).
No entanto, os obstáculos não faltam: 39% dos entrevistados destacam as dificuldades resultantes da imprudência dos motoristas, enquanto 27% se queixam da falta de ciclovias e ciclofaixas na cidade. Há também uns 6% que denunciam a falta de consideração pelos ciclistas por aqueles que se ocupam do tráfego.
www.italianos.it
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