segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Reabertas em Roma as termas secretas

Roma - As passagens, corredores e subterrâneos secretos das muito procuradas Termas de Caracalla foram reabertas ao público após permanecerem fechadas por décadas devido a deslizamentos de terra, reparos e restaurações que levaram a descobrir o maior Mitreo do Império Romano.

      Logo após a inauguração dessas termas em Roma, em 216 da Era Cristã, uma das galerias subterrâneas do edifício monumental foi reservada para o culto esotérico do Deus Mitra que, até então, competia com o cristianismo para conquistar o fervor dos fiéis, decepcionados com o politeísmo greco-romano.

      Este culto exigia o sacrifício de um touro, cujo sangue era usado para batizar os novos convertidos, em uma cerimônia que devia se realizar na mais completa escuridão em torno de um poço, a "Fossa sanguinis", onde se recolhia o sangue do animal, devidamente drogado para que não sofresse.

      Agora, uma das maiores atrações é justamente essa "fossa sanguinis", a única preservada de todos os templos dedicados a Mitra em Roma, que eram numerosos, até que o cristianismo se tornou a religião oficial do Império e começou a perseguição de todos os outros cultos que até aquele momento eram permitidos pela tolerante sociedade romana.

      Por enquanto, as visitas poderão realizar-se de 30 de outubro até 6 de janeiro de 2013. 


www.ansa.it/www.italianosit
imagem arquivo virtual Google

Nenhum comentário: