quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tentáculos da máfia unem o Brasil à Itália

O escritor italiano Roberto Saviano, autor de um livro sobre a máfia, disse que há ligações estreitas entre os narcotraficantes de seu país e o Brasil, país onde se define o preço da cocaína embarcada para a Europa, disse em declarações a um jornal local.

      "Os grandes carregamentos de cocaína, produzida principalmente na Colômbia, passam por Brasil e isto equivale a dizer que a Bolsa de Valores da droga está em suas mãos. Em outras palavras, é no Brasil que se decide o preço do pó", especificou Saviano à Folha de São Paulo.

      "A mercadoria parte em navios do Brasil para a África Ocidental, chegando à Espanha ou Portugal, ou diretamente à Itália, até o porto de Gioia Tauro na Calábria. Esta é a prova dos vínculos óbvios entre as organizações brasileiras e a 'Ndrangheta", o grupo mafioso fincado na Calábria, no sul da península, comentou.

      "O Brasil, assim como a Itália, paga um preço altíssimo pelo narcotráfico", opinou o escritor especialista no crime organizado, autor do famoso livro "Gomorra", pelo qual foi ameaçado de morte há anos e desde então vive sob a escolta de 14 policiais e muda regularmente de endereço.

      O escritor deu alguns detalhes sobre as ligações entre as organizações mafiosas italianas - e não apenas a 'Ndrangheta, e criminosos brasileiros: "A Camorra também sempre teve laços com facções brasileiras. 

Basta lembrar que Antonio Bardellino, chefe do clã dos Casalesi - a organização criminosa do lugar onde eu nasci e que ameaçou me matar, foi morto no Rio de Janeiro em 1998, em uma casa em Búzios que, aparentemente, compartilhava com Tommaso Buscetta", outro chefe mafioso de renome, observou Saviano. 


www.italianos.it

Nenhum comentário: