quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sentença de juiz provoca demissão de cientistas

Os cientistas italianos condenados pela tragédia de L'Aquila, no centro da Itália, apresentaram sua renúncia em massa, atitude esta que pode deixar sem especialistas a agência oficial responsável pela prevenção de desastres.

      A primeira consequência da sentença judicial foi a renúncia dos membros da Comissão Grandes Riscos e a "paralisação das atividades de previsão e prevenção", alertou o Departamento da Defesa Civil da Itália.

      A sentença do juiz Marco Billi, que condenou sete membros da citada comissão a seis anos de prisão, acabou se transformando em outro episódio de forte magnitude.

      "Não vejo condições para trabalhar com calma", disse o físico Luciano Maiani, que integra a Comissão de Grandes Riscos. Outro que se demitiu foi Mauro Dolce, diretor da agência de Risco Sísmico do Departamento da Defesa Civil. O exemplo também foi seguido pelo atual presidente da comissão, Giuseppe Zamberletti e seu vice Mauro Rosi.

      A sentença do juiz surpreendeu na segunda-feira (22) os italianos, que condenou a seis anos de prisão sete cientistas, acusados de terem fornecido informações "imprecisas e incompletas" dias antes do terremoto que em 2009 atingiu L'Aquila.

      Os réus são os especialistas que, cinco dias antes do terremoto, participaram de uma reunião da Comissão de Grandes Riscos, com o objetivo de avaliar as medidas que poderiam ser implementadas frente aos vários tremores (de menor magnitude) que vinham se repetindo na região há algum tempo.

      Porta-vozes desse organismo alertaram hoje (24) sobre o risco da "paralisação da atividade de previsão e prevenção" provocadas pelas renúncias porque "é fácil imaginar o impacto desta medida sobre todos aqueles que, no futuro, serão convidados a assumirem a responsabilidade nestes setores considerados os pilares de uma proteção civil moderna". 


www.italianos.it

Nenhum comentário: