quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cidadania italiana. Prefeitos insistem com a campanha de informação aos jovens imigrantes que completam a maioridade

alt

Presidente da Anci afirma que a campanha “18 anni... in Comune!” prosseguirá em 358 municípios enquanto a reforma da lei sobre cidadania não for aprovada 

“Completou 18 anos? Parabéns, mas lembre-se também que você pode virar italiano” – este é o sumo da carta que centenas de prefeitos estão enviando há um ano a filhos de imigrantes nascidos na Itália que estão para completar a maioridade. Nas cidades menores a mesma mensagem é feita por comunicação direta ou passa palavra. Uma forma para informar imigrantes de segundas gerações sobre o direito de solicitar a nacionalidade italiana às Prefeituras, como prevê a lei, até o cumprimento dos 19 anos. Quem perde esta chance só poderá efetuar o pedido ao Ministério do Interior,  um processo mais longo e complicado.

A iniciativa, nascida com a campanha “18 anni... in Comune!”,  já deu frutos. Segundo as estimativas dos promotores (Anci - Associação Nacional dos Municípios Italianos, Save the Children e “Rete G2-Seconde Generazioni”), mais de 1200 jovens já conseguiram obter a cidadania italiana nos 358 municípios que aderiram à proposta, 31 dos quais são capitais de províncias.

“Enquanto a reforma da lei sobre cidadania não sair, continuaremos a promover esta iniciativa para ampliar a conscientização nas nossas comunidades sobre os direitos das novas gerações de italianos, substancialmente nossos concidadãos mas não na forma. É, de fato, no território que se percebe de forma direta o paradoxo que vive a segunda geração, jovens divididos entre os sentimentos de pertencer a um país e de serem excluídos por lei”, explica Graziano Delrio, presidente da Anci.

“Não é a primeira vez que o município deve adotar iniciativas próprias por causa da lentidão com que o Parlamento reage frente às rápidas mudanças sociais que os fenômenos migratórios provocam. Já ocorreu em relação à matéria do direito ao voto para as eleições administrativas e está acontecendo novamente com o tema da cidadania. Enquanto o debate político nacional não deslancha, nos territórios a realidade não espera”, conclui Delrio.

Anci, Save the Children e Rede G2 publicaram um guia on-line “18 anni... in Comune!”, que explica o procedimento e as vantagens de utilizar este canal para obter a nacionalidade italiana.

Elvio Pasca
www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: