terça-feira, 6 de novembro de 2012

Quem nasce e estuda na Itália é italiano, afirma Bersani

altImigrantes legais podem participar da Convenção nacional do PD

O pré-candidato a primeiro;ministro italiano pelo Partido Democrático. Ier Luigi Bersani, afimrou que irá promover uma reforma na lei de cidadanis para garantir a nacioanlisde italiana aos filhos de estrangeiros nascido no país. “É uma questão de direitos, mas também um modo de enxergar o futuro da Itália”, disse.

Em entrevista oa jornal La Stampa, Bersani afirmou que pretende realizar reformas institucionais, das leis sobre partidos políticos e das normas anti-corrupção. “Uma criança filha de imigrantes que nasceu e estuda aqui é italiana. É esta a Itália que queremos. Não olhamos para o país através através de um espelho retrovisor, mas olhamos para frente”, disse.

No dia 25 de novembro os imigrantes que vivem regularmente na Itália poderão participar das eleições da convenção nacional do PD (‘primarie’) que irá escolher qual dos representantes do partido será candidato ao cargo de primeiro-ministro. Os demais candidatos do PD, Matteo Renzi, Nichi Vendola e Laura Puppato também propõem uma reforma da lei de cidadania voltada para o princípio ‘ius soli’, ou seja, adotando o direito à cidadania italiana para quem nasce no país.

www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: