quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Regularização. “Sportelli Unici” já estão realizando as primeiras convocações de famílias, empresas e trabalhadores

alt

Empregadores e trabalhadores estão sendo convocados para a assinatura do contrato de permanência em todas as províncias italianas. Em Milão, centro com maior número de pedidos, foram emitidas 400 convocações 

A regularização, nesta segunda etapa, procede o exame dos pedidos enviados em toda a Itália e já tem trabalhador que está muito próximo de receber o “permesso di soggiorno”. Muitos “Sportelli Unici” para a Imigração (SUI), incluindo aqueles que registram o maior número de requerimentos, estão realizando as primeiras convocações dos empregadores. Isto quer dizer que, depois da aprovação da “Questura” - responsável pela verificação da ausência de motivos que possam servir de obstáculos ao processo - e da Direção Territorial do Trabalho - que analisa a  capacidade de renda das empresas ou das famílias - tudo está pronto para a assinatura dos contratos de permanência.

A convocação, naturalmente, não se trata de uma simples formalidade. É a ocasião, por exemplo, em que o empregador deverá demonstrar o pagamento de todas as taxas e contribuições atrasadas. Por sua vez, o trabalhador deverá exibir a indispensável prova da presença na Itália pelo menos desde 2011. “Existem as indicações do ministério do Interior e da Advocacia do Estado, mas é óbvio que as provas serão muito variadas. Portanto, será necessária uma atenta avaliação caso por caso” explica o vice-delegado, Ferdinando Santoriello, responsável pelo SUI da capital.

Em Roma, as primeiras convocações foram fixadas para a metade de novembro. “Começaremos com um número reduzido de atendentes, quatro, que permitirão realizar 40 atendimentos por dia. Aumentaremos os funcionários na medida da necessidade. Ainda é cedo para dizer quando todo processo será concluído porque, entre outros, já temos os primeiros casos que exigem integração de documentos. Além disso, temos que considerar também a avaliação para os casos de recusa”, informou Santoriello que, juntamente com os seus colaboradores, deverá examinar os14 mil pedidos expedidos em toda a província.

Também em Milão, que detém o recorde de 19 mil requerimentos de regularização enviados em 2012, já foram expedidas 400 convocações. “Ativamos cinco postos de atendimento, cabendo a cada um a gestão de 12 convocações por dia. Deveremos, portanto, conduzir cerca de 150 requerimentos por semana”, esclareceu o “Sportello Único”.

A Cisl de Milão está assistindo cerca de 400 empregadores e um número igual de trabalhadores que apresentaram o pedido de regularização. “Prestamos informações sobre os documentos que devem ser apresentados ao ‘Sportello Unico’ e outras orientações sobre todo procedimento. Visto que o número de pedidos é apenas a metade dos requerimentos apresentados na ‘sanatoria’ anterior, esperamos que todo processo seja concluído em um ano”, disse o responsável pela imigração do sindicato, Maurizio Bove.


Elvio Pasca

www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: