sábado, 10 de novembro de 2012

Terremoto: cinco países bloqueiam ajuda UE à Emilia

Bruxelas - Alemanha, Holanda, Finlândia, Suécia e Grã-Bretanha bloqueiam as ajudas da UE (União Europeia) à Emilia Romagna por conta do terremoto de maio passado, referem fontes da UE à margem do Ecofin.

      Os cinco países não querem pagar os € 670 milhões do Fundo de solidariedade do bloco, propostos para compensar os danos sofridos pela Itália.

      Enquanto todos os países reconheceram que a Itália tem direito a financiamento do Fundo de Solidariedade da UE, e nos últimos dias aprovaram formalmente tal decisão, Alemanha, Holanda, Finlândia, Grã-Bretanha e Suécia não querem "pagar a conta", explicaram as fontes. Os 27 países se reuniram hoje (9) também para decidir sobre o orçamento retificativo da UE para 2012, pelo qual a Comissão Europeia solicitou o recorde de € 9 bilhões, e também sobre o orçamento de 2013. Isso representa um aumento de 7% em relação ao do ano passado.

      Estes cinco países também se opõem a estas exigências do Executivo comunitário, argumentando que, dada a crise, é preciso reduzir os custos. O dinheiro pedido pela Comissão é aquele já destinado a projetos do orçamento 2007-2013 que, tendo chegado ao fim, deve liquidar suas contas e pagar as faturas devidas aos próprios Estados-membros.

      "Agora chegaram as 'contas' para pagar. O que devo fazer com elas: ignorá-las e jogá-las no lixo?", perguntou o comissário europeu para o orçamento Janusz Lewandowski aos ministros reunidos em Bruxelas. As negociações entre a Comissão, o Conselho e o Parlamento Europeus para tentar chegar a um acordo geral devem durar a noite toda.

      A Itália está "otimista sobre a possibilidade de se chegar, no decorrer da noite, a uma decisão positiva sobre os fundos da UE para a terremoto na Emilia Romagna", declarou o embaixador italiano junto à UE, Ferdinando Nelli Feroci.

www.italianos.it

Nenhum comentário: