sábado, 10 de novembro de 2012

Cereja de Vignola a mais nova IGP




ciliegie.jpg      Bruxelas - A "Cereja de Vignola" conquistou para a Itália mais uma Indicação Geográfica Protegida (IGP) contra imitações e falsificações na Europa.

      A "Cereja de Vignola" está agora oficialmente na lista dos produtos de excelência do agroalimentar europeu, cuja liderança é da Itália.

      A fruta é rica em açúcares, sais minerais e vitaminas, mas o que induz o consumidor a comprá-la é em primeiro lugar seu formato e cor brilhante, que inclui  todas as tonalidades de rubi.

      Por meio de cooperativas e consórcios, a cereja de Vignola está nos principais fluxos comerciais europeus, passando por grandes varejistas de qualidade, à venda em hortifruti especializados.

      A Cereja de Vignola é produzida na Itália desde a planície do rio Panaro e outros cursos d'água menores, até uma altitude de 950 metros em vários municípios das províncias de Modena e Bolonha. Nesta região, o clima combina com as características particulares do solo, favoráveis ao cultivo da cereja. 

      Na província de Modena os municípios que cultivam a fruta incluem Castelfranco Emilia, Castelnuovo Rangone, Castelvetro di Modena, Guiglia, Lama Mocogno, Marano sul Panaro, Modena, Montese, Pavullo nel Frignano, San Cesario sul Panaro, Savignano sul Panaro, Serramazzoni, Spilamberto, Vignola e Zocca.

      Os da província de Bolonha são Bazzano, Casalecchio di Reno, Castel d'Aiano, Castello di Serravalle, Crespellano, Gaggio Montano, Marzabotto, Monte S. Pietro, Monteveglio, Sasso Marconi, Savigno, Vergato e Zola Predosa.


www.italianos.it

Nenhum comentário: