quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tornado na Itália deixa 38 feridos e um desaparecido

Entre os feridos, estão 20 funcionários da siderúrgica Ilva, em Taranto.
Fenômeno provocou inundações no centro e no norte da península.

Do G1, com agências internacionais

Um violento tornado varreu nesta quarta-feira (28) a cidade de Taranto, no sul da Itália, ferindo um total de 38 pessoas e causando o desaparecimento de uma na siderúrgica Ilva, onde trabalhadores protestam contra o fechamento do local, ocorrido na segunda-feira (26).

O fenômeno provocou inundações também no centro e no norte da península, sobretudo na região da Toscana.

O tornado veio do mar, se formou pela manhã e atingiu os depósitos da siderúrgica e os cabos de alta tensão da fábrica, provocando cortes de luz e o desmoronamento de uma chaminé.

Carros ficaram empilhados após passagem de tornado em Taranto (Foto: Reuters) 
Carros ficaram empilhados após passagem de tornado em Taranto nesta quarta-feira (28)
 (Foto: Reuters)
 
Segundo a direção da empresa, 20 funcionários ficaram levemente feridos e estão na enfermaria, enquanto dois foram levados ao hospital local.

Um empregado que estava sobre uma grua está desaparecido depois que o forte vento causou a queda da máquina no mar. Equipes de mergulhadores estão à sua procura.

"Depois do tornado foram ouvidas explosões dentro da fábrica. A direção informou que a situação está sob controle", informou  Lino Ursi, porta-voz da prefeitura de Taranto.

Segundo Fabiano Amati, diretor local da defesa civil, seis crianças que estavam em uma escola de um bairro próximo à siderúrgica ficaram feridas após a tormenta.

A TV pública exibiu imagens de estruturas totalmente destruídas pela força do vento e vários automóveis danificados.

Inundações
A Toscana, região castigada há quinze dias por uma onda de inundações que mataram quatro pessoas, foi novamente afetada por fortes chuvas, em particular a capital, Florença.

Na região de Grosseto, 19 estradas foram bloqueadas por deslizamentos e inundações, informaram as autoridades locais.

Em Veneza, a previsão é que o fenômeno da "água alta", causado pelo aumento das marés, se repita, como aconteceu em 11 de novembro, quando alcançou os 150 centímetros de altura sobre o nível do mar, uma elevação importante.

Na ilha de Capri (sul), no Golfo de Nápoles, o sistema de transporte por balsa teve que ser suspenso devido ao forte vento e às altas ondas.

Homens observam carro capotado por fenômeno em Taranto nesta quarta-feira (28) (Foto: AP) 
Homens observam carro capotado por fenômeno em Taranto nesta quarta-feira (28)
 (Foto: AP)

Indústria
Ilva, a maior siderúrgica da Europa já havia parado a produção e enfrenta a ameaça de fechamento permanente após a apreensão nesta semana de materiais semi-acabados e de aço em uma investigação de corrupção ligada a um escândalo ambiental.

A fumaça expelida no ar pelo local é considerada culpada pelo níveis anormalmente elevados de câncer e de doenças respiratórias na região. A empresa nega responsabilidade.

O inistro do Meio Ambiente Corrado Clini insistiu na quarta-feira que o governo iria salvar a fábrica, que emprega cerca de 20 mil pessoas em uma região de alto desemprego, dizendo que seu fechamento teria efeitos devastadores sobre a economia em geral.

Nenhum comentário: